ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 23º

Lado Rural

MS deve colher 27,4 milhões de toneladas de grãos na próxima safra

Soja continua sendo o principal produto do estado em área de 4,253 milhões de hectares

Por Gustavo Bonotto | 14/01/2025 20:04
MS deve colher 27,4 milhões de toneladas de grãos na próxima safra
Plantação de soja, no interior de Mato Grosso do Sul. (Foto: Reprodução/Semadesc)

A produção de grãos em Mato Grosso do Sul deverá atingir 27,4 milhões de toneladas na safra 2024-2025, um aumento de 35% em relação à safra anterior. A previsão foi divulgada nesta terça-feira (14), em boletim da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

A estimativa leva em conta um crescimento de 31,2% na produtividade, somado ao incremento de 3,1% na área plantada. A soja continua sendo o principal produto do Estado, com uma área de 4,253 milhões de hectares, o que representa um aumento de 3,1% em comparação ao ciclo passado.

Já a produtividade de soja em Mato Grosso do Sul é estimada em 3,471 toneladas por hectare, o que resultará em uma produção de 14,76 milhões de toneladas, um crescimento de 26,7% em relação à safra 2023-2024. Por outro lado, o milho segunda safra deve alcançar 11,8 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 49% em relação ao ano passado.

Vale lembrar que em 2023 e 2024, a produção de milho foi afetada por condições climáticas desfavoráveis, resultando em uma queda na produtividade.

De modo geral, o órgão afirmou que "o cenário continua sendo favorável para o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra". A normalização climática começou a ocorrer no final de novembro, com boas chuvas e distribuição espacial favorável. Mesmo assim, algumas lavouras, especialmente na região centro-sul, sofreram perda de capacidade produtiva devido à falta de precipitações por até 30 dias.

Além disso, o milho segunda safra, que começa a ser semeado após a colheita da soja precoce, tem sido impactado por variações climáticas.

Veja a íntegra do balanço abaixo:

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias