ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  06    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Corumbá pede reforço da Capital para controlar incêndio no Pantanal

Chamas estão próximas ao Parque Estadual e equipes trabalham para evitar que cheguem ao local

Por Natália Olliver | 08/11/2023 13:48

Equipes do 3° GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) de Corumbá pediram reforço à Campo Grande para combater incêndio próximo ao Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, entre o município e a cidade de Miranda, a 208 quilômetros da capital sul-mato-grossense. O local já sofre com diferentes focos de incêndios há 15 dias.

As chamas foram avistadas no final da manhã desta quarta-feira (8), a 3 quilômetros do parque. O grupo sobrevoou a área para identificar o tamanho do dano ambiental e o acesso a área atingida.

De acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros, o 3° GBM realizou o primeiro combate e aguarda a chegada da ajuda. Além de aeronaves, também está sendo feito o enfrentamento por terra, com uso de maquinário de uma fazenda.

Até o momento, não há informações sobre a situação na região. Equipes trabalham para evitar que o parque seja atingido.

Outros focos -  Ainda nesta quarta-feira, brigadistas identificaram focos de incêndio no Pantanal da Serra do Amolar, equipes de brigadistas de Corumbá, distante 419 quilômetros de Campo Grande, se deslocaram para a área na manhã desta quarta-feira (8), por volta das 5h30. A fumaça vista na região vem do fogo que já atingiu cerca de 20% do Parque Nacional do Pantanal mato-grossense na região de Poconé.

Conforme o IHP (Instituto Homem Pantaneiro), o incêndio em Mato Grosso se alastrou para Mato Grosso do Sul, às margens do Rio Paraguai. A região onde há focos, na Serra do Amolar, é uma área que forma corredor para manutenção da biodiversidade.

No Parque Nacional do Pantanal, as chamas já duram 15 dias e brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Prevfogo combatem o incêndio por terra e pelo ar. Mesmo com os esforços no combate, o fogo se espalhou por uma área de mais de 25 mil hectares do parque.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias