ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 34º

Meio Ambiente

Filhote de veado é visto totalmente perdido no Parque dos Poderes

Animal estava no estacionamento da Assembleia Legislativa e foi resgatado pelo Cras

Por Natália Olliver | 25/11/2024 12:34

Um filhote de veado surpreendeu quem passava pela Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (25). O animal apareceu no estacionamento do local, que passa por obras. Para protegê-lo, equipes do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) fizeram o resgate.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Na manhã de segunda-feira (25), um filhote de veado foi resgatado no estacionamento da Assembleia Legislativa, em uma área rica em fauna, incluindo capivaras e cobras. A presença de pegadas misteriosas, inicialmente atribuídas a uma onça, gerou preocupação entre os servidores da Secretaria de Estado de Saúde, mas um veterinário esclareceu que as marcas eram, na verdade, de capivara. A situação destaca a diversidade de animais silvestres na região do Parque dos Poderes e a importância da interação entre a comunidade e as autoridades para a proteção da fauna local.

A região do Parque dos Poderes, onde os animais são vistos, é rica na presença de inúmeros bichos, sejam mamíferos ou répteis rastejantes, como as cobras. Jiboias são as que mais aparecem nas redondezas, inclusive se alimentando.

No dia 22 de outubro deste ano, diversas pegadas de um animal misterioso foram encontradas próximas ao prédio da SES (Secretaria Estadual de Saúde). A hipótese era de que elas fossem de uma onça. A possibilidade da presença dela deixou os servidores preocupados.

Veado resgatado no Parque dos Poderes nesta seguda-feira (Foto: Direto das Ruas)
Veado resgatado no Parque dos Poderes nesta seguda-feira (Foto: Direto das Ruas)

“Servidores da SES estão assustados aqui com marcas de patas semelhantes às de onça”, diz a mensagem enviada para o Direto das Ruas. “O animal saiu de dentro do mato e as pegadas vão até próximo ao estacionamento lateral e entram na mata de novo”.

Apesar de semelhante, de alguma forma, a pegada não pertence a uma onça. É o que o médico veterinário, Diego Viana, afirmou após a reportagem mostrar os registros. Ele garantiu que as patas marcadas na terra são de “moradores” comuns na região: as capivaras.

Pegada vista por servidores e pata de onça-pintada ao lado da mão do médico veterinário (Foto: Diego Viana)
Pegada vista por servidores e pata de onça-pintada ao lado da mão do médico veterinário (Foto: Diego Viana)

 “São pegadas de capivara. O formato dos dedos e da almofada plantar são bem distintos”, esclarece. O pesquisador é associada ao programa Felinos Pantaneiros, vinculado ao IHP (Instituto Homem Pantaneiro), enviou uma imagem de pegadas de onça para comparar.

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

 Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias