ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, DOMINGO  30    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

PF libera imagens de satélite às cidades de MS para combate a fogo no Pantanal

Polícia Federal divulgou fotos de vista aérea que mostram fogo em Corumbá

Por Caroline Maldonado | 28/06/2024 11:33
Imagem do Pantanal de Corumbá do dia 7 de junho mostra focos de incêndio. (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Imagem do Pantanal de Corumbá do dia 7 de junho mostra focos de incêndio. (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A PF (Polícia Federal) liberou acesso às imagens de satélite para auxiliar no combate aos incêndios no Pantanal. Os governos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além de todas as prefeituras podem pedir o acesso gratuito. O sistema é usado para monitoramento de crimes ambientais pelo Programa Brasil Mais do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O programa tem imagens diárias e alertas de cicatriz de queimadas e focos de incêndio, o que ajuda a planejar ações e a combater o fogo. Imagens divulgadas pela PF mostram a fumaça dos incêndios na primeira semana de junho.

Segundo a Polícia Federal, mais de 480 instituições já participam do programa, que é financiado pelo Fundo Nacional de Segurança Pública, por meio da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e pela Polícia Federal. Há 97 mil usuários de instituições públicas federais, estaduais e municipais na rede do programa.

O Brasil Mais é o maior projeto operacional de sensoriamento remoto do Brasil, fornecendo imagens diárias de satélite em alta resolução de todo o País, além de alertas automáticos para diversos crimes ambientais, como desmatamento, garimpo, incêndios e plantio de culturas ilícitas.

Para solicitar o acesso às imagens, os órgãos públicos devem enviar um e-mail do gabinete da maior autoridade da instituição, por exemplo, do prefeito ou do gabinete do prefeito. O e-mail deve ser enviado para o endereço eletrônico brasilmais@pf.gov.br.

Na mensagem é necessário fornecer algumas informações básicas, como nome, sigla e endereço da instituição; nome, cargo e e-mail da maior autoridade e dos pontos focais; lista de usuários para acesso (nome, cargo, e-mail, telefone, lotação). Os dados podem ser complementados posteriormente.

Investigação - Integrando o gabinete de crise contra os incêndios no Pantanal, a Polícia Federal deve responsabilizar criminalmente os causadores de ações ilícitas. A atuação se dá através de equipes de plantão, operando em flagrante e em diligências de campo, além de investigações em coordenação com outros órgãos federais e estaduais.

A força-tarefa já identificou 18 fazendas que iniciaram o fogo no Pantanal. Esses pontos geraram 56.631,68 hectares de incêndios florestais, entre os dias 10 de maio e 23 de junho.

O trabalho ocorre em parceria com o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), PMA (Polícia Militar Ambiental) e Governo do Estado, representado pelo Grupamento de Operações Aéreas. O MPMS usa o Nugeo (Núcleo de Geotecnologias) para identificar os locais e repassa à polícia para verificar as causas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias