ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  02    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Restrição para queima controlada em MS será mais rígida no Pantanal

Bioma terá proibição pelo resto de 2025, enquanto no restante do Estado o prazo é 30 de novembro

Por Aline dos Santos | 01/08/2025 10:19
Restrição para queima controlada em MS será mais rígida no Pantanal
Por terra e ar: combate ao fogo em 2024 no Pantanal. (Foto: Bruno Rezende)

O governo de Mato Grosso do Sul oficializou a suspensão da queima controlada, com mais rigor para o Pantanal. Nos anos de 2020 e 2024, a região, que fica na maior planície alagável  do mundo, foi castigada por grandes incêndios.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governo de Mato Grosso do Sul intensificou as restrições para queima controlada, com foco especial no Pantanal, região que enfrentou graves incêndios em 2020 e 2024. A suspensão no bioma se estenderá até 31 de dezembro, enquanto no restante do estado vigorará até 30 de novembro. A medida foi motivada por previsões climáticas desfavoráveis, com temperaturas acima de 30°C, baixa umidade do ar e chuvas abaixo da média. Exceções serão permitidas apenas para cursos de capacitação e queima de palhada da colheita mecanizada, mediante autorização do Imasul.

De acordo com a resolução 04/2025, publicada na edição desta sexta-feira (dia 1º de agosto) do Diário Oficial do Estado, o período de suspensão fica estendido até 31 de dezembro nas áreas do bioma Pantanal.

No restante do território de MS, a suspensão vai de hoje a 30 de novembro. A decisão proíbe a realização de queima controlada e queima prescrita, medida do MIF (Manejo Integrado do Fogo).

A resolução destaca os graves riscos ambientais da perda de controle do fogo em decorrência das condições climáticas extremas. Para o trimestre vindouro, Mato Grosso do Sul tem um cenário com alta possibilidade de incêndios, resultante de temperaturas máximas acima de 30°C, umidade relativa do ar inferior a 30% e chuvas abaixo da média histórica.

Autorização – As exceções são para a queima controlada e utilizada nos cursos de capacitação das entidades membros do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais em Mato Grosso do Sul; e, em caráter excepcional, a queima de palhada resultante da colheita mecanizada de sementes.

Nos dois casos, é preciso solicitar autorização do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). O documento é assinado pelo titular da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, e o diretor-presidente do Imasul, André Borges.

Neste ano, o Pantanal registrou queda de 97,9% na área queimada, enquanto no Cerrado teve redução de 50,6%. Já as ocorrências de incêndios florestais atendidas pelo Corpo de Bombeiros recuaram 54,2% em todo o Estado.

A queima controlada é o uso planejado e autorizado do fogo em áreas específicas, para prevenir incêndios e controlar a biomassa acumulada. A atividade é acompanhada por técnicos e dentro de limites pré-definidos.  A modalidade prescrita acontece para fins de conservação, pesquisa ou manejo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.