ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEGUNDA  07    CAMPO GRANDE 33º

Política

Câmara da Capital terá duas mulheres em lados opostos em 2025

Ana Portela (PL) amplia espaço feminino junto à reeleita Luiza Ribeiro (PT)

Por Caroline Maldonado | 07/10/2024 08:17
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Apenas duas mulheres estão na lista dos 29 vereadores eleitos para mandato de 2025 a 2028 em Campo Grande. Foi reeleita Luiza Ribeiro (PT) com 4.982 votos e entrará Ana Portela (PL) com 4.577 votos. Para a petista os “pensamentos opostos” não são um problema, pois o mais importante é a representatividade feminina aumentar cada vez mais.

A Casa de Leis sempre tem uma ou duas mulheres. Foram 18 empossadas em 119 anos, desde 1905. Os tempos áureos da participação das mulheres foram entre 2009 e 2012, quando quatro atuaram ao mesmo tempo entre os homens: as advogadas Grazielle Salgado Machado Nishina e Thaís Helena Vieira Rosa Gomes, a empresária Magali Marlon Picarelli e a professora Rose Modesto, atual candidata à prefeitura.

Luiza está na Câmara pela segunda vez. Ela retornou há um ano e meio, quando ocupou a vaga que inicialmente era de Camila Jara (PT), eleita deputada federal em 2022.

Novidade - Ana disse que está muito grata, principalmente pelo apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); do pai dela, o presidente do PL MS, Aparecido Portela, o "Tenente Portela"; e da população.

"Vejo de perto que política se faz para as pessoas e foi o que fizemos, uma campanha limpa, sem ataques a ninguém. Meu foco, como presidente do PSL Mulher, sempre foi lutar para aumentar as mulheres na política, esse foi o recado da Michele Bolsonaro e tentei lutar por isso, mas a campanha é isso. Só cheguei aqui graças a elas, a gente é um time”, disse Ana, ao destacar o apoio e a importância dos colegas do partido eleitos, Rafael Tavares e André Salineiro, além dos demais que concorreram.

Reeleita - Luiza também comemorou o resultado das urnas como uma resposta da população em relação ao trabalho que vem realizando.

“Acho que é uma votação expressiva e mostra que o nosso mandato atingiu muitas pessoas, foram discussões pertinentes e adequadas que impactaram a vida das pessoas. Isso significa que as pessoas aprovaram minha conduta como crítica à gestão da prefeita Adriane Lopes (PP)”, comentou.

Sobre a representação na câmara, que dobra com a entrada de Ana Portela, Luiza considera um avanço, porém ainda pequeno.

“Não tem problema nenhum, que ela [Ana Portela] seja uma pessoa com pensamento oposto ao meu. O que precisar do meu apoio ela vai ter. Eu aplaudo que ela tenha sido eleita. Ela mais é centro direita e eu esquerda, mas a presença dela é muito importante para a Câmara. Vou ligar para ela amanhã cedo e dizer que no que puder ajudar estarei à disposição, porque isso significa fortalecer a mulher”, comentou Luiza.

Suplentes - Entre as mulheres votadas ficaram como suplentes Edilaine Mansueto, a “Subtenente Edilaine” (PSD) com 2.347 votos; Madalena, a “Professora Madalena” (PCdoB) com 2.213 votos Sirlei Ratier, a “Dra. Sirlei Ratier” (PP) com 2.155 votos; Bethania, a “Sargento Betânia” (PP) com 2.122 votos; Angélica Fontanari (PP) com 2.080 votos; Cassy Monteiro (PL) com 2.012 votos; Ladi Souza (PT) com 1.942 votos; Grazielle Machado (PSDB) 1.887 votos; Vivi Tobias (PL) com 1.711 votos; Giselle Marques (PT) com 1.709 votos; Neide Rodrigues (PT) com 1.631 votos; Alessandra Alencar (PSDB) com 1630 votos; Professora Rose Farias (PSB) com 1.464 votos; Gisele Bacanelli (União Brasil); Laura da Fiel Amigo (PSDB) com 1.322 votos; Glaucia Iunes (PDT) com 1.295 votos; Dharleng Campos (MDB) com 1.278 votos; Lindaura do Rouxinóis (PSDB) com 1.188; Dheinifer Martins (Cidadania) com 1.164 votos; Priscilla Queiroz (Podemos) com 1.073 votos; Michela Dutra (União) com 1.031 votos; Professora Elza Fernandes (União) com 1.011 votos, entre outras que fizeram menor quantidade de votos.

Clique aqui para conferir a lista completa de eleitos e suplentes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias