ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUINTA  19    CAMPO GRANDE 38º

Cidades

Ação contra streamings piratas cumpre mandados em MS

Ao todo foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e cinco pessoas foram presas em nove estados

Por Bruna Marques | 19/09/2024 07:30
Policial acessando site ilegal em computador de alvo da operação (Foto: Divulgação/ Ministério da Justiça)
Policial acessando site ilegal em computador de alvo da operação (Foto: Divulgação/ Ministério da Justiça)

Mato Grosso do Sul é alvo de operação contra sites e streamings piratas, na manhã desta quinta-feira (19). A ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública tirou do ar 675 sites e 14 aplicativos de transmissão de dados ilegal. Ao todo foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e cinco pessoas foram presas, em nove Estados.

A ação é a 7ª fase da “Operação 404” – o nome faz referência ao “erro 404” que no protocolo da internet indica que o usuário tentou acessar uma página não encontrada.

Conforme divulgado pelo G1, a operação faz parte de uma mobilização internacional contra infrações a direitos autorais. Os mandados foram cumpridos também no Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Segundo o governo, a operação é uma mobilização internacional contra infrações a direitos autorais. Além de derrubar os sites, os conteúdos (áudio, vídeo e jogos, por exemplo) foram removidos dos servidores e desindexados dos mecanismos de buscas. Páginas e perfis também foram derrubados das redes sociais.

Os investigados são suspeitos de distribuir conteúdo pirata em sites e plataformas digitais, prática que causa prejuízos significativos à economia e à indústria criativa, além de ferir os direitos de autores e artistas.

Os ministérios públicos de São Paulo e de Santa Catarina também participaram da ação. Houve, ainda, o envolvimento de órgãos de cinco países (Argentina, Reino Unido, Estados Unidos, Peru e Paraguai); dois continentes (América Latina e União Europeia); e de entidades de defesa dos direitos artísticos e autorais nacionais e internacionais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias