ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Além de audiências, ANTT abre consulta pública sobre concessão da Malha Oeste

Consultas serão usadas no aprimoramento dos estudos de viabilidade técnica e econômica da concessão

Silvia Frias | 10/04/2023 11:52
Desde julho de 2020, a Rumo Malha Oeste devolveu a concessão da ferrovia. (Foto/Arquivo)
Desde julho de 2020, a Rumo Malha Oeste devolveu a concessão da ferrovia. (Foto/Arquivo)

A partir de hoje, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) começa a receber contribuições, via consulta pública, para o projeto de concessão da Malha Oeste, trecho ferroviário que ligará São Paulo a Mato Grosso do Sul. A consulta vai até 17h (MS) do dia 25 de maio.

As contribuições podem ser enviadas na área do SistemaParticipaANTT.

A concessão da Malha Oeste também será tema de duas audiências públicas. A primeira será em Campo Grande, no dia 26 de abril, de forma presencial. A segunda está prevista para 3 de maio, na sede da ANTT, em Brasília.

A ANTT já vem coletando sugestões e contribuições às minutas de edital e contrato e aprimoramento dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a concessão, desde o dia 3 de abril, quando foi aberta a audiência pública para a relicitação da Malha Oeste. Com uma extensão de 1,62 mil quilômetros, o trecho vai de Mairinque (SP), no leste, a Corumbá (MS), no oeste.

“A previsão de investimento é de cerca de R$ 18 bilhões, previstos, exclusivamente, para o atendimento da demanda e operação ao longo dos anos de concessão, com destaque para modernização da via permanente da linha tronco”, informou, em nota, a ANTT.

Desde julho de 2020, a Rumo Malha Oeste devolveu a concessão do trecho e entregou o contrato para nova licitação. Por isso a necessidade de estudos para esse processo da nova concessão que envolve todo o ramal da Malha Oeste.

Discussão – No dia 15 de fevereiro, resolução do governo federal autorizou a prorrogação em 24 meses do processo de relicitação da Malha Oeste. O aumento do prazo faz parte de acordo firmado com Estado para definir o modelo ideal da bitola da estrada férrea, ou seja, a largura padrão da via férrea. Os formatos serão apresentados em reunião.

Em entrevista anterior, o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, explicou que esse prazo de prorrogação é recorrente, mas pode ser revisto. “Obviamente que nós queremos redução, nossa proposta é a relicitação da Malha Oeste dentro do ano de 2023”.

Nos siga no Google Notícias