ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Anvisa proíbe venda de café após encontrar fragmentos de vidro em produto

Agência reforça que consumidores devem suspender o uso e descartar corretamente os itens afetados

Por Dayene Paz | 24/09/2025 10:21
Anvisa proíbe venda de café após encontrar fragmentos de vidro em produto
Café e suplementos proibidos pela Anvisa. (Foto: Divulgação)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, nesta terça-feira (23), a apreensão de todos os lotes do café torrado e moído extraforte e tradicional da marca Câmara, após constatar que o produto de origem desconhecida representava risco à saúde. A comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do café estão proibidos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Anvisa determinou a proibição da venda do Café Torrado e Moído Extraforte e Tradicional da marca Câmara, após encontrar fragmentos de vidro em um dos lotes. O produto, de origem desconhecida, era supostamente fabricado por empresas sem registros regulares junto aos órgãos competentes. Na mesma data, a agência também ordenou o recolhimento de todos os produtos da Axis Nutrition devido a graves falhas nas práticas de fabricação, e proibiu a comercialização do suplemento Whey Isomix Definition, da marca Proteus, por irregularidades na fabricação e responsabilidade legal.

A decisão foi tomada após uma portaria da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Rio de Janeiro confirmar a irregularidade do produto. A embalagem indica que o café seria fabricado pelas empresas Sociedade Abast do Com e da Ind de Panif Sacipan S/A e Lam Fonseca Produtos Alimentos Ltda., que não possuem registros regulares junto aos órgãos competentes.

Um laudo do Lacen/RJ (Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels) encontrou fragmentos semelhantes a vidro no lote de número 160229, reforçando o risco à saúde dos consumidores. Todas as unidades do café foram proibidas.

Suplementos alimentares também têm lotes apreendidos

No mesmo dia, a Anvisa ordenou o recolhimento de todos os alimentos e suplementos da empresa Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. A medida suspende a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos produtos.

A ação decorreu de uma inspeção sanitária realizada entre 15 e 17 de setembro, que identificou falhas graves nas boas práticas de fabricação.

  • Ausência de responsável técnico habilitado;
  • Falhas no controle de qualidade e segurança da água potável;
  • Falta de registros detalhados das operações e do fluxo de produção;
  • Programa de Controle de Alergênicos (PCAL) impreciso;
  • Ausência de rastreabilidade de produtos e matérias-primas;
  • Critérios inadequados na seleção de matérias-primas;
  • Falta de controle de qualidade e estudos de estabilidade dos produtos acabados.

Além disso, foi determinada a apreensão de todos os lotes do suplemento Whey Isomix Definition, da marca Proteus, fabricado pela Nutrimix A. Suplementos SLU (Sociedade Limitada Unipessoal). A comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e uso do produto estão proibidos.

A medida surgiu após a empresa Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda., responsável legal pelo Whey Isomix Definition, informar que a fabricação do suplemento havia sido interrompida desde o início de 2024 e que não mantém relação com a Nutrimix A. Suplementos SLU, empresa indicada em algumas embalagens.

A Anvisa reforça que consumidores que possuam qualquer unidade dos produtos mencionados devem suspender imediatamente o uso e descartar corretamente os itens.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.