ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Boletim epidemiológico mostra que casos de dengue seguem estáveis em MS

O número de casos prováveis subiu para 19.489, um aumento de 60 casos em relação à semana anterior

Por Gabriela Couto | 25/11/2024 17:51
Mosquito Aedes aegypti picando uma pessoa (Foto: Arquivo/SES)
Mosquito Aedes aegypti picando uma pessoa (Foto: Arquivo/SES)

Conforme os dados do boletim epidemiológico divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta segunda-feira (25), Mato Grosso do Sul segue estável em relação a dengue, no comparativo com a última semana.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O boletim epidemiológico de Mato Grosso do Sul aponta estabilidade na situação da dengue, com leve aumento nos casos prováveis (19.489, +60 em relação à semana anterior) e confirmados (16.012). Foram registrados 30 óbitos confirmados e 17 em investigação, com 15 vítimas apresentando comorbidades. Itaquiraí e Amambai registraram novos casos, enquanto os óbitos ocorreram em diversas cidades. A campanha de vacinação aplicou 100.999 doses das 189.910 recebidas. Em relação à Chikungunya, foram registrados 3.280 casos prováveis e 917 confirmados, sem óbitos. A SES recomenda procurar atendimento médico caso haja sintomas.

Os números apontam uma pequeno aumento de casos prováveis e confirmações de dengue. O número de casos prováveis subiu para 19.489, um aumento de 60 casos em relação à semana anterior. As confirmações se mantiveram estáveis em 16.012.

Além disso, 30 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 17 permanecem em investigação.

A SES alertou que, nos últimos 14 dias, os municípios de Itaquiraí e Amambai registraram novos casos confirmados de dengue.

Já os óbitos ocorreram em diversas cidades, incluindo Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Dentre as vítimas fatais, 15 apresentavam comorbidades, o que agrava o quadro de saúde de quem contrai a doença.

Vacinação - Em relação ao combate à dengue, a vacinação tem sido uma estratégia importante. Até o momento, foram aplicadas 100.999 doses da vacina contra a doença, com um total de 189.910 doses recebidas pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal requer duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, para a proteção completa da população.

Chikungunya - O boletim também trouxe informações sobre a Chikungunya, outra doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Mato Grosso do Sul já registrou 3.280 casos prováveis de Chikungunya, sendo 917 confirmados. Até agora não houve óbitos associados à doença.

A SES reforçou a importância de procurar atendimento médico adequado, alertando a população para evitar a automedicação. Em caso de sintomas como febre, dor nas articulações e manchas na pele, a orientação é buscar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias