ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, DOMINGO  27    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Curso de pilotagem une novatos e veteranos para reduzir acidentes nas ruas

Dados apontam que entre 2021 e 2024, o número de vítimas em acidentes com motocicletas aumentou 25% na Estado

Por Fernanda Palheta e Raíssa Rojas | 27/07/2025 10:56
Curso de pilotagem une novatos e veteranos para reduzir acidentes nas ruas
Técnica de frenagem é principal foco das aulas práticas (Foto: Juliano de Almeida)

O auxiliar mecânico Sérgio Ferreira, de 30 anos, foi um dos 25 inscritos no curso de pilotagem segura, que faz parte do projeto “Em Duas Rodas, Eu Escolho Segurança”, realizado na manhã deste domingo (27), no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O curso de pilotagem segura, parte do projeto “Em Duas Rodas, Eu Escolho Segurança”, ocorreu no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande, e contou com a participação de 25 inscritos, incluindo o auxiliar mecânico Sérgio Ferreira. Ele, motivado por um acidente em 2015, busca aprimorar suas habilidades e conscientizar outros motociclistas sobre segurança. O Detran-MS e o Corpo de Bombeiros promovem a ação, que visa educar motociclistas e ciclistas sobre práticas seguras no trânsito. Dados indicam um aumento de 25% em acidentes com motocicletas entre 2021 e 2024. O curso inclui teoria e prática, com foco em técnicas de frenagem, essenciais para evitar acidentes graves.

Mesmo com 10 anos de experiência, ele conta que está sempre em busca de novos aprendizados. “Já tinha feito alguns cursos dentro do Exército, quando servi, mas nem sempre é o suficiente. Nós precisamos sempre aprender um pouco mais, por isso senti a necessidade de me inscrever”, disse.

O interesse por cursos como esse, realizado pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e pelo Corpo de Bombeiros, aumentou após um acidente em 2015, quando estava de moto com a esposa e a filha. Ele conta que a família se machucou e precisou de atendimento na Santa Casa.

Curso de pilotagem une novatos e veteranos para reduzir acidentes nas ruas
Auxiliar mecânico Sérgio Ferreira, de 30 anos, foi um dos 25 inscritos no curso de pilotagem segura (Foto: Juliano de Almeida)

“Foi muita imprudência da minha parte. O que me motivou foi carregar a lembrança desse dia, foi um impacto muito grande”, lembrou. Além de participar de ações de conscientização, ele tenta sensibilizar outras pessoas sobre a importância da segurança ao pilotar motocicletas.

Os motociclistas são as principais vítimas de acidentes de trânsito. De acordo com dados da Gerência de Análise e Estatística de Trânsito do Detran-MS, entre 2021 e 2024, o número de vítimas em acidentes com motocicletas aumentou 25%. Foram registrados 36.146 acidentes com motociclistas nesse período, resultando em 66.746 vítimas, uma média anual de 8 mil.

Curso de pilotagem une novatos e veteranos para reduzir acidentes nas ruas
Gerente de projetos e campanhas do Detran-MS, Glaucimara Hova, explica a intenção do projeto (Foto: Juliano Almeida)

A gerente de projetos e campanhas do Detran-MS, Glaucimara Hova, explica que a ação foca em quem é mais vulnerável no trânsito. “Essa é uma preocupação nossa. A intenção é levar o projeto para os bairros, para que os participantes se tornem multiplicadores dessa ação. De bicicleta, para orientar sobre como andar pela cidade de forma segura, além de várias parcerias. Nosso foco maior também é realizar um trabalho de educação ambiental voltado ao trânsito, buscando criar um momento educativo e de lazer com tudo que envolve a segurança de ciclistas e motociclistas”, afirmou.

Além da teoria, o curso ministrado pelo Grupamento de Motosocorro dos Bombeiros inclui uma abordagem prática, voltada para o dia a dia no trânsito de qualquer cidade. Para o sargento Edilson Nascimento, é nesse momento que os participantes desenvolvem habilidades que, normalmente, não têm tempo de praticar durante a formação básica.

“Por exemplo, naquela pressão de aprovação e tudo mais. Aqui, a gente trabalha de forma que eles tenham esse tempo. O tempo deles é para praticar essas dicas valiosas no trânsito”, defendeu.

Curso de pilotagem une novatos e veteranos para reduzir acidentes nas ruas
Motociclistas durante aula teorica no curso de pilotagem segura no Parque Ayrton Senna (Foto: Juliano de Almeida)

A principal técnica ensinada é a frenagem. “O mais comum que nós percebemos é que as pessoas não desenvolvem técnicas básicas de frenagem, por exemplo, e acabam aplicando a técnica incorreta. Com isso, não conseguem frear a moto adequadamente e provocam acidentes — muitas vezes graves. Nós percebemos, nos atendimentos, que as causas são erros básicos, acidentes que poderiam ser facilmente evitados com a aplicação das técnicas corretas”, completou.

A programação também oferece diversas atividades voltadas a condutores de motocicletas, ciclomotores e até bicicletas, com o objetivo de conscientizar os usuários desses modais sobre a importância de um comportamento seguro diante dos desafios do trânsito, evitando ocorrências graves e a consequente pressão sobre o sistema de saúde.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News