Educação é tema de debate no diretório do PSDB nesta terça-feira
Jornada leva nome da ex-senadora Marisa Serrano, defensora histórica da educação no Estado
A secretária de estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecília Amêndola da Motta, é uma das convidadas da “Jornada Marisa Serrano em defesa da educação, ciência e tecnologia”, evento realizado pelo diretório estadual do PSDB nesta terça-feira, às 17h. A jornada será transmitida nas redes sociais.
“Será uma homenagem à Marisa, que defendeu a educação como instrumento de desenvolvimento, a ciência e tecnologia. Faremos um balanço dos avanços da educação durante o governo Reinaldo [Azambuja]”, disse o advogado e professor Ben-Hur Ferreira, que mediará o encontro.
- Leia Também
- Governo lança programa de R$ 8,3 milhões para alfabetizar crianças aos 7 anos
- Melhor desempenho em Educação pode garantir mais ICMS aos municípios
Professora por formação, Marisa Serrano foi secretária de estado de Educação no primeiro mandato de Pedro Pedrossian. Foi ainda vice de Nelsinho Trad quando este foi prefeito, vereadora, deputada federal e senadora. Encerrou sua trajetória política ao se aposentar do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), em 2017.
A secretária Maria Cecília deve lembrar projetos de sucesso na SED (Secretaria de Estado de Educação), como a Escola de Autoria, cuja proposta é trabalhar a perspectiva da formação do jovem autônomo, solidário e com as competências necessárias para o século XXI. Para que isso aconteça, a matriz dessas escolas atende de forma articulada as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular e Parte Diversificada, que incluem disciplinas eletivas, projeto de vida, estudo orientado, pós-médio, práticas experimentais e ambientes de aprendizagem, entre outras práticas.
Ontem, segunda-feira (26), a pasta lançou mais um programa, o “MS Alfabetiza”, que investirá apenas em 2022 R$ 8,3 milhões para alfabetizar todos os alunos até os 7 anos. “A educação deve ser usada como arma de defesa e evolução, serão 757 escolas impactadas nos anos iniciais”, disse a secretária na ocasião.
Participam do evento Alessandra Beker Daher, diretora-presidente da Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica); e o professor Fábio Edir dos Santos Costa, ex-reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). O evento será transmitido pelo YouTube e Instagram.