ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Em evento destinado à saúde, Estado lança sistema de teleconsultas

Governador também entregou 100 veículos para atenção básica dos 79 municípios

Por Gustavo Bonotto e Lucas Mamédio | 25/02/2025 21:16
Em evento destinado à saúde, Estado lança sistema de teleconsultas
O governador Eduardo Riedel, ao lado de Geraldo Resende, Reinaldo Azambuja, José Carlos Barbosa, Maurício Simões e Dagoberto Nogueira. (Foto: Álvaro Rezende)

O Governo do Estado iniciou, nesta segunda-feira (25), evento voltado às secretarias municipais de saúde para discutir inovações no atendimento e fortalecer a regionalização dos serviços públicos no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, situado em Campo Grande. A programação foi aberta com simulações sobre o uso da tecnologia, como a plataforma "Saúde MS Digital", que permite teleconsultas entre médicos generalistas e especialistas para rápido diagnóstico.

Ao Campo Grande News, o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões explicou o funcionamento da plataforma digital. "Um clínico geral, por exemplo, terá como encaminhar os exames para neurologista avaliar e prestar o atendimento à distância. A diferença desta ferramenta é que, mesmo sendo desenvolvida pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o Estado tem domínio sobre ela e pode adaptá-la às nossas necessidades", disse.

Durante a solenidade, o governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou a importância da parceria entre Estado e municípios. "Nós não vamos resolver as questões da saúde do Estado se não for de mãos dadas com os municípios. Temos que sentar à mesa e discutir, entender para onde está indo o recurso e usá-lo da melhor forma possível", destaca o tucano.

Além das discussões sobre tecnologia e gestão, o evento marcou a entrega de 52 ambulâncias e 52 veículos utilitários, adquiridos com investimentos estaduais e emendas parlamentares, totalizando R$ 27,8 milhões. "Mais importante que a entrega dos veículos é estruturar uma parceria eficiente para que os resultados cheguem de fato à população", disse o governador.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), enfatizou o desafio de atender a demanda na capital, que recebe pacientes de todo o Estado. "Nós não vamos fechar as portas da saúde. Vamos buscar novas parcerias com o governo estadual e federal para que mais recursos sejam destinados ao atendimento da população", declarou. Segundo ela, a Prefeitura realiza uma auditoria na Secretaria Municipal de Saúde para identificar falhas e otimizar o atendimento.

O ex-secretário estadual de Saúde e atual assessor do governo, Geraldo Resende (PSDB), relembrou a trajetória do SUS no estado e ressaltou a necessidade de avanços. "Ainda estamos perseguindo aquele sonho de 45 anos atrás: um sistema que consiga atender com qualidade toda a população", afirmou. Ele também citou o exemplo do município de Rio Brilhante, que, segundo ele, tem um hospital público modelo em atendimento materno-infantil.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias