ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Governador Reinaldo Azambuja é o primeiro recenseado do IBGE em MS

Ao todo serão três meses de trabalho, de porta em porta, para levantar informações

Gabriela Couto e Caroline Maldonado | 01/08/2022 09:52
Governador Reinaldo Azambuja responde questionário do IBGE à recenseadora Aline Terra. (Foto: Henrique Kawaminami)
Governador Reinaldo Azambuja responde questionário do IBGE à recenseadora Aline Terra. (Foto: Henrique Kawaminami)

Começa hoje o censo 2022 em todo o país realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No Mato Grosso do Sul os trabalhos contaram com um personagem importante para incentivar a população a participar da coleta de dados. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) foi o primeiro recenseado do Estado. O lançamento do trabalho que vai até o dia 31 de outubro ocorreu no auditório do Bioparque Pantanal.

Em Campo Grande serão visitadas 290 mil casas para catalogar os dados. A estimativa é encontrar 930 mil habitantes na Capital. O último censo ocorreu em 2010 e deveria ser realizado em 2020. Mas somente agora o governo federal conseguiu recursos para conseguir realizar o trabalho.

O governador Reinaldo Azambuja destacou a importância do levantamento. “Agora teremos um novo raio-x de como vive a nossa sociedade. Trabalhamos os números que tínhamos”, afirmou. Ele recomendou que a população do Estado participe. “É uma alegria ser o primeiro a responder o censo nesse trabalho que tá começando hoje, com o qual poderemos saber a realidade de cada município, com relação a emprego, renda, educação, e tudo mais. É importante que a população abra as portas para os funcionários do IBGE.”

O superintendente do IBGE, Mário Alexandre de Pinna Frazepo, explicou que alguns dados são aguardados como prioridades como dados de mortalidade após impacto da pandemia da covid, números de autistas no Estado, bem como as comunidades tradicionais indígenas e quilombolas. “Serão informações novas que vão subsidiar os setores que criam políticas públicas”, concluiu.

Superintendente do IBGE, Mário Alexandre de Pinna Frazepo. (Foto: Henrique Kawaminami)
Superintendente do IBGE, Mário Alexandre de Pinna Frazepo. (Foto: Henrique Kawaminami)

Para o coordenador operacional do censo 2022 , Alex Uchoa, este é o maior investimento em pesquisa do instituto.

“Todo trabalho de coleta de análise de divulgação , serão feitos por 3 mil trabalhadores. Somente no pagamento de recenseadores estão sendo investidos R$ 10 milhões. Para se ter uma ideia da dimensão do investimento, é mais do que temos para investimento em todo o próximo ano para o instituto”, detalhou Alex.

Orientações – Os responsáveis pelo censo em Mato Grosso do Sul deram orientações para a população em relação aos trabalhadores. Os recenseadores estarão sempre com colete, com crachá contendo informações e QRcode, além de um boné do IBGE.

Existem duas formas dos moradores verificarem se o a pessoa que bate na porta dela é de fato funcionário do IBGE. Uma é ligando no telefone 0800-721-8181 e a outra é acessando o site respondendo.ibge.gov.br.

Os recenseadores não vão pedir documentos pessoas durante a entrevista, apenas nomes e as informações que fazem parte da pesquisa. O trabalho será feito de domingo a domingo, das 7h às 19h. Mas se o morador quiser e pedir, os recenseadores poderão ir em horário diferente. Também é possível responder pela internet, mas é preciso informar ao recenseador que deseja responder pelo site.

Nos siga no Google Notícias