ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Governo vai investir em pavimentação de concreto nas rodovias de MS

Apesar de ser mais caro, novo modelo promete aumentar a vida útil do pavimento de 10 para 30 anos

Jhefferson Gamarra | 26/06/2023 14:02
Situação de trecho da BR-262 em Água Clara (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Situação de trecho da BR-262 em Água Clara (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

A revitalização das estradas de Mato Grosso do Sul será prioridade do governo a partir do próximo quadrimestre. A afirmação foi feita pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, após reunião com o governador Eduardo Riedel, realizada na sexta-feira (23).

De acordo com o titular da pasta, com a expansão industrial do Estado, principalmente no ramo da celulose e minério, o governo pretende investir na construção de estradas de concreto, por serem mais resistentes ao peso dos grandes veículos e às alterações climáticas. Apesar de ser mais caro, o novo revestimento promete aumentar a vida útil do pavimento em 20 anos.

Secretário de Infraestrutura e logística Helio Peluffo durante coletiva de imprensa (Foto: Marcos Maluf)
Secretário de Infraestrutura e logística Helio Peluffo durante coletiva de imprensa (Foto: Marcos Maluf)

“Estamos em um cenário em que o Estado cresce muito e com isso os pavimentos precisam ser muito mais robustos para atender a demanda do mercado. Com isso, o governador nos determinou um novo modelo, que é o pavimento rígido. Vamos modelar e iniciar alguns pavimentos rígidos que são de concreto. Eles são mais caros, de 20% a 25%, mas saímos de uma durabilidade de 10 para 30 anos. Isso está dentro da Seilog a pedido do governador, então vamos implantar isso rapidamente”, anunciou o secretário.

Em conjunto com a nova modelagem, o Executivo estadual irá investir em um sistema de gerência de pavimentos, com ações e ferramentas para auxiliar as tomadas de decisões e estratégias para construir, avaliar e manter os pavimentos em uma condição funcional aceitável por mais tempo.

“Precisamos saber em que momento temos que interferir nas rodovias e quais as interferências devemos fazer, se você interfere no pavimento no momento e hora certa, há uma sobrevida. Nós muitas vezes estamos interferindo depois que o pavimento acabou, quando você tem um gerenciamento, você sabe o momento exato de interferir”, frisou Peluffo. “O Estado é grande, então no próximo quadrimestre isso estará na praça”, finalizou.

Atualmente, sistemas de gerenciamento e pavimento de concreto estão implantados e operando em concessionárias localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Nos siga no Google Notícias