ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 34º

Artes

Indígenas de MS levam arte para evento inédito do governo brasileiro

Durante G20 Social, artesões de Dourados e Campo Grande tem vendido erva para tereré e acessórios

Por Jéssica Fernandes | 15/11/2024 11:55
Secretário-executivo Eloy Terena com representar indígenas de MS. (Foto: Divulgação)
Secretário-executivo Eloy Terena com representar indígenas de MS. (Foto: Divulgação)

Enquanto o governo brasileiro debate sobre temas urgentes no G20 Social, realizado nesta semana no Rio de Janeiro, indígenas de Mato Grosso do Sul têm representado a economia criativa através de artesanatos da cultura terena e guarani kaiowá.

Na feira indígena, os artesãos têm chamado atenção do público, incluindo o secretário-executivo Eloy Terena que tem aproveitado o encontro para falar a respeito da  sociobiodiversidade, relação que engloba os saberes, práticas e tecnologias indígenas que promovem o manejo sustentável dos recursos naturais.

De Campo Grande, a presidenta da Associação das Mulheres Feirantes Indígenas, Hélida Terena, conta que levou ao evento 300 peças entre bolsas, esculturas de cerâmica e joias. Em cada peça, ela busca transmitir resistência cultural e a preservação de sua identidade.

Artesão de Dourados participa da feira, no Rio de Janeiro, com artesanto. (Foto: Divulgação)
Artesão de Dourados participa da feira, no Rio de Janeiro, com artesanto. (Foto: Divulgação)

A feira também proporcionou o lançamento da Erva Mate Terena, comercializada por Alexandre Terena, feita para o consumo do Tereré, bebida típica e cultural do Estado. De Dourados, artesãos Guarani Kaiowá também marcaram presença com cocares, peças em madeira e linha.

G20 - Realizado no Rio de Janeiro, o G20 começou no dia 14 e segue até 16 deste mês. Na ocasião, estão sendo compartilhadas experiências e debates sobre temas urgentes, com o objetivo de fomentar a construção de parcerias e políticas públicas que promovam a justiça social, a diversidade e a sustentabilidade no cenário global.

Representar indígenas de MS participam do evento onde Eloy Terena já destacou  a participação ativa e o empenho do Ministério dos Povos Indígenas no fomento à produção indígena.

Nesta sexta, às 16h,  no espaço Kobra, K PRIMEIRO 25, Boulevard Olímpico, ocorre o debate “Aldeando a Governança Global: Protagonismo Indígena e o Futuro das Decisões Climáticas”.

A caminho da COP 30, o Brasil busca "aldear" a política climática internacional, promovendo uma governança global que assegure a participação indígena nas decisões sobre o clima.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias