ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Onda de calor causa queda de energia em 11 bairros da Capital

Ontem, foi registrado recorde de consumo de energia com aumento de 11%, de acordo com a Energisa

Por Viviane Oliveira e Antonio Bispo | 26/09/2023 12:03
Assomassul ficou sem energia na manhã desta terça-feira em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Assomassul ficou sem energia na manhã desta terça-feira em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

A onda de calor que vem atuando em Mato Grosso do Sul com temperaturas de até 42,9ºC provocou a queda de energia em várias regiões de Campo Grande e no interior de Mato Grosso do Sul. Na manhã desta terça-feira (26), por volta das 11h, 11 bairros da Capital e 2 municípios estavam parcialmente sem energia.

Conforme a Energisa, ontem à noite, por volta das 22h, foi registrado aumento de 11% da demanda de consumo de energia no Estado, se comparado com a última quinta-feira (dia 21), quando já havia ocorrido recorde de consumo. A concessionária informou que esse aumento é o suficiente para abastecer uma Dourados e meia, a segunda maior cidade do Estado com cerca de 190 mil habitantes.

Do Bairro Rita Vieira, Anderson Coitino disse que faz três dias que os moradores da Rua Doutor Adeir Ávila de Andrade vem sofrendo com a falta de energia no período da noite. “Ficamos sem energia elétrica das 20h até as 23h”, lamentou.

A mesma situação ocorreu no Jardim das Mansões, na Rua Seisuke Zaha, segundo o morador Waldeir Lopes dos Santos. “Ficamos sem energia das 20h até às 2h da madrugada. Ligamos, mas não tivemos retorno da concessionária”, contou.

Também foi registrada falta de luz na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Dourados. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, a informação é de que a instabilidade foi causada pela sobrecarga da rede neste período da onda de calor. Em razão da queda de energia, o sistema da universidade vem operando com instabilidade.

Nesta manhã, o prédio da Assomasul (Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul) ficou às escuras, no momento em que era realizado o encontro dos dirigentes municipais de Educação. Como não tinha horário na agenda para voltar no período da tarde, a professora doutora Elvira Souza Lima, que veio de fora do Estado, teve que palestrar no escuro e no calorão.

De acordo com a concessionária, os bairros que estão parcialmente impactados com a queda de energia são: Parque Residencial Rita Vieira, Pioneiros, Monte Castelo, Vilas Boas, Jardim Los Angeles, Universitário, Jardim Parati, Jardim Centenário, Santo Amaro, TV Morena e Carandá Bosque. Em Dourados, estão na lista os bairros: Parque Alvorada, Cachoeirinha, e Água Boa. Em Itaporã, sofrem com a falta de luz moradores da Vila Pioneira e Vila Cristo Rei.

Sol brilhando forte em Campo Grande nesta segunda-feira (Foto: Juliano Almeida) 
Sol brilhando forte em Campo Grande nesta segunda-feira (Foto: Juliano Almeida)

Calorão - Segundo Ana Paula Paes, meteorologista e consultora da Energisa, nos últimos dias Mato Grosso do Sul vem passando por intensa onda de calor. Fenômeno provocado pela atuação de um bloqueio atmosférico, que impediu o avanço de frentes frias pela região. "Além disso, a influência do fenômeno El Niño tende a fazer com que as ondas de calor sejam mais intensas e frequentes”, explicou.

Segundo a Energisa, a onda de calor impacta na rede que opera com alto consumo e faz investimentos para melhorar o serviço. "Nós já investimos milhões de reais na troca de transformadores e estamos substituindo mais equipamentos ao verificar demandas de consumo pelo calor elevado", destacou a empresa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias