Prazo para regularizar o título de eleitor termina em 19 de maio
Ao todo, mais de 92 mil sul-mato-grossenses tem pendências com a Justiça Eleitoral
Os eleitores de Mato Grosso do Sul com irregularidades têm até o dia 19 de maio para regularizar pendências com a Justiça Eleitoral e evitar o cancelamento do título. Em todo o estado, 92.981 eleitores estão com pendências ativas, e caso não resolvam a situação, poderão enfrentar o cancelamento do documento.
Entre os eleitores com pendências, 1.273 já regularizaram a situação desde o início da campanha de regularização. Porém, 323 eleitores não estão sujeitos ao cancelamento, pois resolveram a situação antes do prazo final.
O cancelamento afeta aqueles que não votaram, não justificaram e não pagaram a multa pelas ausências nas três últimas eleições consecutivas. Importante destacar que cada turno de votação conta como uma eleição, inclusive as eleições suplementares.
Para regularizar o título, o eleitor pode acessar o Autoatendimento Eleitoral no site da Justiça Eleitoral ou utilizar o aplicativo e-Título. Outra opção é comparecer ao cartório eleitoral. Os documentos exigidos incluem um documento oficial com foto, o título eleitoral ou e-Título, comprovantes de votação, justificativas eleitorais e comprovantes de pagamento de multa.
O pagamento das multas pode ser feito por boleto, Pix ou cartão, e a quitação é registrada automaticamente após a baixa do pagamento. Se o eleitor declarar impossibilidade de pagamento, o juiz eleitoral pode dispensar a multa.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.