ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  18    CAMPO GRANDE 20º

EpiMania

Anabolizante faz brochar mesmo? A verdade sobre a polêmica maromba

Médico, treinador e fisiculturista, Bruno Bianchi respondeu polêmicas e falou sobre os bastidores do esporte

Por Clayton Neves e Gabi Cenciarelli | 16/04/2025 07:00

Anabolizante deixa o homem sem funcionar na hora H? E quem treina firme, faz dieta, mas toma o 'suco'. Será que é possível ser saudável com essa combinação? Esses são questionamentos que sempre rodeiam o universo maromba e geram muito burburinho por aí.

Mas, a verdade é que, mesmo com tantas dúvidas, mitos e verdades, é crescente a onda de pessoas que se sacrificam em nome da barriga tanquinho e do corpo sarado. Alguns, inclusive, recorrem a atalhos sem qualquer orientação ou acompanhamento médico.

Seja por estética ou vínculo com o fisiculturismo, o estilo de vida com dietas restritas e uso de anabolizantes é uma realidade que tem ganhado força, especialmente entre os mais jovens.

Esses e outros temas polêmicos são destaques do episódio desta terça (15) do EPI Mania. Nesta edição, o médico e treinador Bruno Bianchi e a atleta de fisiculturismo Larissa Mainardi, desvendaram alguns dos mistérios que rodeiam o universo dos fitness.

Foco e sacrifícios - Em fase de preparação para subir aos palcos, Larissa falou da rotina que exige foco e alguns sacrifícios. “Eu não saio pra comer fora, eu não bebo e não como nada fora da dieta. Acordo às 5h da manhã, faço aeróbico em jejum, preparo comida, treino pesado. E isso por meses. Não é fácil, mas a gente ama”, contou.

O episódio ainda falou de temas mais polêmicos do universo fitness: o uso de anabolizantes. Quando perguntado sobre a associação dos hormônios à impotência sexual em homens, Bruno Bianchi foi direto ao ponto!

“Se o homem usa testosterona, na verdade ele vai melhorar a função sexual dele. O problema seria se ele parasse do nada. Quando você dá uma dose alta de testosterona para o corpo, ele para de produzir porque não faz sentido continuar enviando estímulos para produção de testosterona”, pontua.

O médico ainda completa: “Se por algum motivo ele decide interromper o uso, a testosterona vai estar praticamente zerada e isso vai prejudicar, libido, ereção e função sexual. Então, sim, o uso de anabolizante pode causar impotência, principalmente se o indivíduo para de usar e não faz uma terapia pós-ciclo adequada. Isso é comum e tem gente que para e fica sem testosterona por meses”, acrescenta.

Bianchi ainda pontua que o uso sem acompanhamento médico é o principal risco. Apesar disso, ele defende a utilização com acompanhamento, especialmente para atletas de alto rendimento.

"Fisiculturismo é saudável? Não! Esse é um esporte de alto rendimento e não está ligado à saúde. Ponto final. Isso não é uma discussão. Todo esporte que exige alta performance, não é saudável. Então, o que você vai precisar fazer para performar, não é saudável. Você vai precisar chegar um pouquinho a mais no extremo", afirma.

Quer saber o que é necessário para se manter em forma ou até subir no palco e competir? Então dá o play e embarque com a gente nesse episódio que mostra o fisiculturismo além da marra e da maromba.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias