Bancos agora terão que substituir na hora nota falsa de caixa eletrônico
Clientes que retirarem notas falsas em caixas eletrônicos terão de ter a cédula substituída na mesma hora às custas da instituição, conforme resolução do Banco Central do Brasil, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (02).
A maior parte das instituições financeiras que atuam no país já substitui cédulas suspeitas e recém sacadas, mas não havia um prazo determinado para que isso ocorresse. A norma aprovada aumenta ainda mais a proteção dos consumidores de serviços bancários.
"O cliente tem como comprovar que efetuou um saque em ATM, porque informações básicas como o valor e o horário do saque ficam registradas no sistema da instituição financeira. Caso receba cédulas suspeitas, ele deve procurar a agência bancária mais próxima para solicitar a troca", orienta o chefe do Departamento do Meio Circulante, João Sidney de Figueiredo Filho.
As cédulas e moedas retidas pela instituição financeira serão entregues ao Banco Central. Hoje, cerca de 90% dos saques realizados no país são feitos via terminais de autoatendimento, e o valor médio de cada operação é de R$300. Os casos de cédulas falsas extraídas em terminais eletrônicos são considerados raros.