Câmera flagra caminhão derrubando parte da fiação no Jardim São Lourenço
Nas imagens, é possível ver que já havia cabos caídos no chão, além de uma placa de “Pare”
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um caminhão-baú derrubou parte da fiação elétrica no cruzamento das ruas Professor Xandinho e Ibirapuera, no Jardim São Lourenço, em Campo Grande. O incidente, registrado por câmeras de segurança no fim da tarde de segunda-feira, ocorreu durante uma manobra em marcha à ré, quando o condutor deixou o local sem prestar assistência. Testemunhas relataram que alguns cabos já estavam danificados e uma placa de "Pare" encontrava-se caída há duas semanas no local. Para alertar sobre o risco, moradores colocaram uma sacola plástica na fiação que ficou mais baixa após o incidente. O problema de fiação solta é recorrente na cidade, evidenciando falhas na manutenção e fiscalização.
Câmera de segurança flagrou o momento em que um caminhão-baú derruba parte da fiação elétrica no cruzamento das ruas Professor Xandinho e Ibirapuera, no Jardim São Lourenço, em Campo Grande, no fim da tarde de ontem (26).
O vídeo mostra o caminhão seguindo no sentido Avenida Zahran, mas, ao chegar à esquina com a Rua Ibirapuera, o motorista realiza uma manobra em marcha à ré e acaba derrubando os fios. Nas imagens, é possível ver que já havia cabos caídos no chão, além de uma placa de “Pare”. Após o incidente, o condutor deixou o local.
Na manhã desta terça-feira (27), uma testemunha que cedeu as imagens à reportagem relatou que a placa está caída há cerca de duas semanas e que alguns fios já estavam arrebentados no cruzamento.
“Já haviam danificado a fiação. Ontem, o caminhão só derrubou um dos cabos. Não vimos nada porque estávamos trabalhando”, contou, acrescentando que a internet continua funcionando normalmente. Para alertar sobre o risco, foi colocada uma sacola plástica na fiação que ficou mais baixa após o incidente.
A fiação solta na cidade é um problema crônico que persiste há anos, situação que traz riscos à segurança da população e causando transtornos no trânsito e no comércio local. Diversas reportagens do Campo Grande News têm documentado essa situação recorrente, destacando a falta de manutenção e fiscalização adequadas por parte das operadoras de telecomunicações e das autoridades competentes.
A reportagem entrou em contato com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) para saber se a placa de Pare será substituída e aguarda retorno.
Apesar da existência de uma lei complementar, que prevê multas para empresas que deixam fios soltos, a aplicação das penalidades é praticamente inexistente. A prefeitura alega que a responsabilidade pela fiação é da concessionária de energia, enquanto a Energisa afirma que notifica as operadoras de telecomunicações, resultando em um impasse que perpetua o problema .

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.