Chuva deixa carros ilhados na Assaf Trad e expõe falhas em obras de drenagem
Alagamento evidencia o problema de escoamento, apesar de obras realizadas em 2020 para solucionar o problema
Na tarde desta quinta-feira (4), a região norte de Campo Grande enfrentou mais uma vez os desafios de uma chuva intensa. A Avenida Cônsul Assaf Trad, conhecida por se transformar em um rio durante períodos chuvosos, novamente testemunhou carros, motos e caminhonetes ilhados em trechos alagados, enquanto corajosos arriscavam a travessia.
A água que se acumula na via, que escorre do Residencial Abaeté, a menos de 200 metros do Terminal Nova Bahia, revela a falta de um sistema de drenagem eficiente. A situação é agravada pela presença do canteiro central na avenida, que atua como obstáculo ao escoamento natural da água. Quando as chuvas chegam, a água trava o trânsito, levando muitos motoristas a invadirem o canteiro central em uma tentativa de escapar das inundações.
Durante o alagamento da avenida, Rosilda Bezerra, 76 anos, precisou da ajuda de pessoas que passavam pelo local para conseguiu deixar o carro em que estava como passageira. De acordo com a idosa, a água chegou à altura dos joelhos e invadiu o veículo.
“Tínhamos acabado de sair do mercado e estávamos voltando para casa no Estrela Dalva, começou a chover e quando passamos tinha bastante água e carros parados. Vimos que alguns motoristas estavam subindo pelo canteiro e fizemos a mesma coisa, no entanto pegamos a parte mais baixa do canteiro e o carro parou. Estávamos apavoradas, sorte que um bombeiro passou e nos tirou do carro, quando saímos do carro a água estava no joelho e entrou um pouco dentro do carro”, disse Rosilda, que tinha acabado de sair de um supermercado.
No mesmo ponto, o motorista José Roberto, 31 anos, também tentou enfrentar o alagamento, mas acabou parando com o carro na pista. “O carro da frente passou e fui tentar passar em seguida, mas acabei ficando para trás”, disse. Como precaução ele desligou o carro e acionou o guincho da seguradora.
Apesar das intervenções realizadas, como as obras de drenagem em 2020 que se estenderam por aproximadamente 6 meses, os resultados não foram suficientes para conter o problema crônico de alagamento na altura do Terminal Nova Bahia. O projeto, que visava escoar as águas pluviais da Avenida Consul Assaf Trad e conectar com a tubulação existente para captar a enxurrada vinda do Residencial Abaeté, não entregou os resultados esperados.
Na intervenção que prometia solucionar o problema, foram investidos R$ 4,5 milhões, como parte das obras previstas financiado com recursos do PAC Pavimentação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.