ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Clube de futebol é investigado por manter adolescentes do sub-20 sem comida

Cerca de 33 jogadores vivem em centro de treinamento e também não recebiam salários há 3 meses

Liniker Ribeiro, Clayton Neves e Nyelder Rodrigues | 28/09/2021 16:43
Adolescentes e jogadores profissionais deixando centro de treinamento, no Bairro Estrela do Sul. (Foto: Paulo Francis)
Adolescentes e jogadores profissionais deixando centro de treinamento, no Bairro Estrela do Sul. (Foto: Paulo Francis)

A Polícia Civil de Campo Grande investiga maus-tratos a jovens e adolescentes da equipe sub-20 do Esporte Clube Taveirópolis, time da Capital. Segundo denúncia, cerca de 33 jogadores estariam passando necessidades no centro de treinamento do clube, localizado na região do Bairro Estrela do Sul, principalmente, devido à falta de alimentação.

Além disso, há 3 meses os garotos não recebem os salários. Diante dessas situações, 14 atletas já voltaram hoje para casa, em Goiânia (GO). São 10 jogadores de base e 4 profissionais.

Na manhã desta terça-feira (28), equipes da Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) estiveram no alojamento do time, por volta das 9h. Dos 33 jovens que vivem no local, a maioria de outras cidades, apenas 7 foram encontrados. Nem mesmo o atual gestor do time, Marcelo Cezar Pereira, estava no centro de treinamento.

Apesar da denúncia, à polícia, os jogadores, com idades entre 16 e 20 anos, não confirmaram que estavam passando fome, mas relataram ocasiões em que faltava carne ou não havia comida suficiente. “Tinha comida, mas não fartura para um atleta”, explicou a delegada Fernanda Félix, titular da Depca.

Delegada Fernanda Félix, titular da Depca, investiga situação de maus-tratos. (Foto: Kísie Ainoã)
Delegada Fernanda Félix, titular da Depca, investiga situação de maus-tratos. (Foto: Kísie Ainoã)

Ainda segundo ela, na maioria das vezes, funcionários do time se mobilizaram para garantir a alimentação dos jogadores. “Constatou-se que a carência alimentar era suprida pela própria equipe”.

Conforme os meninos do sub-20, em uma das situações, o time se alimentou apenas de fruta e com um pão e meio antes de uma partida. “A denúncia dizia que os meninos treinavam com fome”, relatou Félix.

Mesmo perante a não constatação de maus-tratos, a denúncia será investigada. “A investigação será aberta, Marcelo vai ser chamado para prestar esclarecimento quando chegar de viagem e será investigado para saber se houve maus-tratos”, garantiu a delegada, ao explicar que o responsável pelo time está em viagem ao Rio de Janeiro.

Segundo apurado pela reportagem, boa parte dos jovens e adolescentes já estariam retornando para suas cidades.

"É preciso que os pais estejam atentos. Muitas crianças tem o sonho de ser o novo 'Neymar', mas é preciso ficar atento com propostas, muita gente acaba vendendo esperança”, orienta Fernanda Félix.

A reportagem tentou contato com Marcelo Cezar Pereira, por telefone, mas nenhuma ligação foi atendida. Mensagens por meio do WhatsApp também não foram respondidas. As ligações para o telefone do clube também não foram atendidas.

O empresário, Adilio Rodrigues, que trouxe os meninos de Goiás para Mato Grosso do Sul, contou que ao ver as condições dos atletas, cobrou providências. Como não foi atendido, resolveu encerrar os contratos e retornar com o grupo a Goiânia.

Fachada do Centro de Treinamento do Taveirópolis, na Capital; local foi alvo de denúncias. (Foto: Paulo Francis)
Fachada do Centro de Treinamento do Taveirópolis, na Capital; local foi alvo de denúncias. (Foto: Paulo Francis)

O que diz a Federação – A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) diz que, perante ela, o Taveirópolis se encontra regular e com todas as taxas exigidas pagas e assim, não há nada o que se fazer no momento.

A entidade relata ainda que acompanha a investigação e não descarta no futuro, comprovadas em inquérito a situação, punição ao clube e aos atuais dirigentes - na esfera esportiva, caso o clube não compareça já na disputa da próxima rodada, sexta-feira, contra o Comercial, às 13h, no Morenão, será eliminado por W.O.

Nos siga no Google Notícias