Com abordagem em bairros, roubos de carro caíram 20% em 10 anos
Em 2024, 1.638 carros foram furtados e a Defurv quer diminuir esse número em 2025
O número de furtos de veículos em Campo Grande no ano passado foi o menor desde 2015. Em 10 anos, a redução foi de 20,9%, mostram os dados do Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional), monitorados pela Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O número de roubos de veículos em Campo Grande atingiu um recorde histórico de baixa em 2024, com uma redução de 68,7% nos últimos dez anos, segundo dados do Sigo. O delegado Guilherme Sarian, da Defurv, atribui essa queda ao aumento da ostensividade policial, prisões estratégicas e abordagens em bairros com alta incidência de receptadores. Em 2015, foram registrados 545 roubos, com 131 ocorrências apenas nos últimos dois meses do ano. Mato Grosso do Sul ocupa a 11ª posição entre os estados com menor índice de roubo de veículos, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Para o delegado da Defurv (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos), Guilherme Sarian, o recorde positivo tem a ver com diversos fatores. “Seja por maior ostensividade nossa, prevenindo crimes, seja porque efetuamos mais prisões, algumas delas estratégicas, como de indivíduos que cometeram muitos furtos”, comentou, “ou mesmo porque começamos a efetuar abordagens em bairros com maior incidência de receptadores”, afirma.
Em 2015, foram furtados 2050 carros em Campo Grande e, só de novembro a dezembro daquele ano, foram registradas 131 ocorrências dessa prática, equivalente a dois furtos por dia.
À frente da delegacia como adjunto, Sarian explica que a equipe organizou um protocolo de trabalho para os números diminuírem cada vez mais. “Temos um protocolo de trabalho que vem trazendo resultados nas investigações e, com isso, estamos conseguindo mais prisões. Então, a gente está com uma tendência de este ano ainda conseguir uma diminuição maior no nosso recorde”, finalizou o delegado.
O anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública do ano passado mostra que Mato Grosso do Sul está em 11° lugar entre os estados com menor índice de furtos de veículos. O primeiro lugar fica com o Rio de Janeiro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.