ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUINTA  19    CAMPO GRANDE 38º

Capital

Com aviso de “causa ganha”, golpista finge ser advogado e pede Pix

Advogadas da Capital relatam que estelinatários usam imagem e processo para enganar clientes

Por Jéssica Fernandes | 27/08/2024 12:07
Print de conversa mostra ação de golpista e pedido de depósito. (Foto: Arquivo pessoal)
Print de conversa mostra ação de golpista e pedido de depósito. (Foto: Arquivo pessoal)

“Trago ótimas notícias”, diz a mensagem enviada através do WhatsApp. Essa e outras frases similares antecedem a abordagem de golpistas que usam a imagem e nome de advogados para enganar pessoas que estão à espera do benefício do INSS (Instituto Nacional do Serviço Social). Na Capital, uma pessoa perdeu R$ 3 mil na segunda-feira (26) após acreditar que estava enviando o dinheiro para a advogada.

Advogada na área do direito previdenciário, Mariany Saggioratto tem a imagem usada pelos golpistas desde o ano passado. Ela comenta que toda semana aparece um número novo abordando seus clientes e que de alguma forma os estelionatários têm acesso aos processos.

“Não sei como, pois para consultar o processo só sendo advogado ou tendo uma senha de acesso. Eu acredito que eles entram pelo Jusbrasil, pois lá tem todas as informações processuais. Nós utilizamos a plataforma para consultas jurídicas, mas pessoas mal intencionadas podem utilizar para outros fins”, diz.

Usando a imagem de Mariany, estelionatário avisa "ganho de causa". (Foto: Arquivo pessoal)
Usando a imagem de Mariany, estelionatário avisa "ganho de causa". (Foto: Arquivo pessoal)

Ao contatar os clientes, os golpistas avisam que o processo foi julgado a favor da causa e que o benefício está disponível ou prestes a entrar na conta. Em seguida, eles solicitam o pagamento pelo serviço  e pedem para que seja pago por meio de depósito judicial.

Nesta semana, um dos clientes da Mariany acabou caindo nesse golpe por um descuido de minutos. Isso porque a advogada, desde o ano passado, tem alertado os clientes sobre a situação. “Há tempos eu venho disparando mensagens em lista de transmissão e compartilhando nas minhas redes sociais e também no status do WhatsApp o alerta de golpe”, diz.

A situação, conforme Mariany, acaba tirando a credibilidade do trabalho já que a imagem dela está sendo usada. “Ainda mais por ser advogada previdenciária, atuante com pessoas mais simples, muitas vezes de baixa renda, que são mais vulneráveis a esses tipos de golpes”, completa.

Cliente encaminhou para Beatriz mensagens enviadas por golpista. (Foto: Arquivo pessoal)
Cliente encaminhou para Beatriz mensagens enviadas por golpista. (Foto: Arquivo pessoal)

 Além de Mariany, outros profissionais da área estão passando pelo mesmo. É o caso da advogada Beatriz Kawano, que desde setembro de 2023 vê suas fotos usadas pelos golpistas. Neste ano, ela já contou pelo menos quatro tentativas semelhantes e acredita que os golpistas se beneficiam das redes sociais que são abertas ao público.

Por isso, a partir do momento em que alguém procura atendimento, Beatriz já deixa avisado. “Inicialmente eu já comunico que estão aplicando golpes usando minha foto. Reitero no contrato de honorários meus únicos meios de contato, whats e endereço. Deixo claro que a Justiça não pede valores para liberar nada nos processos”, explica.

Outro método que ela adotou é usar listas de transmissão no WhatsApp para compartilhar com os clientes quais são os números usados pelos golpistas. Além disso, a advogada usa as redes sociais para avisar o público.

Em outro golpe, pessoa finge ser secretária de advogada. (Foto: Arquivo pessoal)
Em outro golpe, pessoa finge ser secretária de advogada. (Foto: Arquivo pessoal)

Até agora nenhum cliente foi vítima do golpe, porém a advogada não esconde a preocupação que sente.  “A verdade é que a situação está crítica e complicada. Além da minha imagem usada sem autorização para prática de crimes, também tem o lado do cliente com quem me preocupo muito. Já estão em situações muito difíceis financeiramente e socialmente”, relata.

No ano passado, Beatriz procurou a delegacia e, como nenhum cliente sofreu prejuízo, a polícia não registrou boletim de ocorrência. A atitude, conforme a advogada, é absurda. “A minha imagem profissional, a segurança dos clientes, o sigilo dos dados nos processos, tudo isso está em prejuízo”, diz.

Falsa secretária - Advogada na Capital, Adriana Barbosa Lacerda viveu situação parecida. No caso, uma pessoa se passou como secretária dela para tentar tirar dinheiro de clientes. “Nessa semana recebi três mensagens de clientes enviando a fotografia da pessoa e a mensagem. Então, esse golpe está acontecendo agora, tanto é que era para a pessoa entrar em contato ontem para liberar o alvará que supostamente ela estaria recebendo”, conta.

Como a advogada usa o mesmo número, os clientes desconfiaram da situação e não fizeram transferência. Ainda assim, Adriana relata que tem conhecimento que outros advogados também são alvos dos golpistas e alguns clientes já perderam dinheiro por isso. “Tanto o cliente é vítima, quanto o advogado porque estão usando o nome dele. O golpe de estelionato é um dos mais fáceis de ser dado e infelizmente a punição é pequena”, declara.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias