Edital é lançado pela 3ª vez para reforma do Autocine da UFMS
Projeto pretende implantar Centro de Convivência e Empreendedorismo no Autocine, desativado desde a pandemia
Pela 3ª vez foi lançado edital para contratar empresa que será responsável pela execução da obra de reforma do Autocine da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), onde será construído Centro de Convivência e Empreendedorismo. O valor máximo do contrato é de R$ 6.636.372,80.
A nova tentativa foi lançada em edital pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) no Diário Oficial da União. As propostas devem ser abertas no dia 18 de julho, às 8h30 (MS), pelo portal de compras do Governo Federal. O contrato terá vigência de 14 meses, com cronograma de obra estipulado em prazo de 12 meses.
O modelo licitatório é o RDC (Regime Diferenciado de Contratações Públicas), com critério de escolha pelo maior desconto. A contratação será por preço unitário, segundo o edital, muito comum em projetos complexos ou de grande escala. Durante a execução do contrato, as quantidades reais de cada item ou atividade são mensuradas e multiplicadas pelos respectivos valores para determinar o que será pago. “Esse tipo de contratação oferece flexibilidade para ajustar as quantidades de trabalho conforme necessário, além de permitir uma melhor gestão de mudanças no escopo do projeto”.
Segundo o edital, o projeto tem objetivo geral de promover o desenvolvimento social, comunitário e empreendedorismo estudantil. Pelo projeto, o Autocine e o estacionamento seriam mantidos, agregando a livraria da UFMS e abrindo espaço para que empresas se candidatem, por meio de licitação, para oferecer serviços aos universitários e comunidade externa.
Deserta – Já foram realizadas outras duas tentativas para atrair interessados ao projeto. Em 2022, tinha por objeto a contratação integrada da empresa para desenvolver projetos básicos, elaboração e execução das obras para reforma do Autocine. Na segunda, no início de 2023, tinha o mesmo objetivo e ambas terminaram fracassadas.
História - O Autocine (drive-in) foi criado em 1972 e apesar de funcionar dentro da UFMS, inicialmente pertencia à Rede Pedutti, responsável por escolher os filmes exibidos e por contratar os funcionários. O local funcionou até 1989, quando foi desativado.
Além do espaço para carros, havia uma arquibancada para quem ia a pé. O Autocine também possuía lanchonete, sala de projeção, pátio com postes em formato de chapéus onde ficavam os alto-falantes, o telão de cinema, portaria e bilheteria.
Os recursos provenientes dos ingressos eram revertidos para a compra de livros para a Biblioteca Central e as de outras unidades da Universidade.
A área esteve desativada por 31 anos e foi retomada em junho de 2020, com sessões de cinema organizadas durante a pandemia de covid-19.