Em fim de semana com sensação térmica negativa, Prefeitura acolhe 127 pessoas
Ponto de apoio no Parque Ayrton Senna abriu na segunda-feira (8) e segue até quarta-feira (13)
A chegada da 5ª frente fria a Mato Grosso do Sul, neste fim de semana, derrubou as temperaturas, que chegaram a 5°C, com sensação térmica de -3°C em Campo Grande. O ponto de apoio a pessoas em situação de rua e pets, no Parque Ayrton Senna, no Bairro Conjunto Aero Rancho, acolheu 127 pessoas nesse período.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Frente fria em Campo Grande leva 127 pessoas a abrigo municipal. Com temperaturas atingindo 5°C e sensação térmica de -3°C, o ponto de apoio no Parque Ayrton Senna acolheu pessoas em situação de rua e animais de estimação. A Prefeitura ofereceu alimentação, cobertores e atendimento médico. A ação, coordenada pela Secretaria de Assistência Social, segue protocolo para temperaturas iguais ou inferiores a 12°C. Equipes também orientaram sobre programas habitacionais. Apesar da previsão de aumento de temperatura, a Prefeitura prevê nova onda de frio e se prepara para novos acolhimentos.
De acordo com a vice-prefeita e titular da SAS (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), Camilla Nascimento, foram acolhidas 70 pessoas entre sexta e sábado e 57 pessoas entre sábado e domingo.
- Leia Também
- Andarilho é encontrado morto sobre colchão na calçada e suspeita é de hipotermia
- Frio perde força e calor avança no decorrer da semana em MS
A ativação segue os parâmetros técnicos pactuados entre os órgãos da gestão municipal, que definem o funcionamento do ponto sempre que a previsão indicar mínimas iguais ou inferiores a 12°C, com prioridade para situações de frio extremo.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que a mínima para esta segunda-feira (11) é de 5°C. O frio perde força ao longo da semana, mas as mínimas continuam abaixo de 12°C até quarta-feira (13). Apenas na quarta-feira (14), os termômetros ficam acima de 14°C.
No local, a Prefeitura oferece alimentação, colchões, cobertores e atendimento de saúde por meio do programa Consultório na Rua. Além disso, equipes da Emha (Agência Municipal de Habitação) estão no espaço para orientar os acolhidos sobre programas habitacionais, quando possível.
A titular da SAS adiantou que a Prefeitura se prepara para mais uma ativação. "Tem previsão de esquentar novamente, mas estamos conversando com todos os parceiros porque a gente acredita que vai ter mais uma temporada de temperaturas baixas nesse inverno", finalizou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.