ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Em posse no TJ, discursos foram sobre responsabilidade da Justiça

Nyelder Rodrigues e Anahi Zurutuza | 08/03/2017 19:52
Desembargadores Jairo Quadros, José Ahmad Neto e Geraldo Santiago (Foto: Alcides Neto)
Desembargadores Jairo Quadros, José Ahmad Neto e Geraldo Santiago (Foto: Alcides Neto)

Com a presença de várias autoridades políticas e do judiciário estadual, os três novos desembargadores do TJ (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) foram empossados no Tribunal Pleno, localizado no Parque dos Poderes, leste da Capital.

A cerimônia começou às 17h e se encerrou por volta das 19h20. Os juízes José Ale Ahmad Netto, Jairo Roberto de Quadros e Geraldo de Almeida Santiago foram promovidos em sessão de escolha realizada em 22 de fevereiro.

Hoje, eles receberam a toga e foram oficialmente empossados após quase meia-hora de cerimônia, que contou com uma apresentação do Coral do TJ. Entre as autoridades presentes está o presidente da seccional sul-mato-grossense da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Mansour Karmouche.

"Até pouco tempo a população não sabia dizer o nome dos ministro do STF e hoje eles são heróis nacionais", destacou o advogado sobre o tamanho da responsabilidade da Justiça na vida das pessoas.

Mansour ainda completou que por ora não é possível analisar se tal situação é positiva, de fato. "Mas o importante é que a legislação tem que ser respeitada e a responsabilidade é grande. Nós juntos estamos construindo uma nova Justiça e a OAB-MS faz questão de acompanhar isso", disse o Karmouche antes de parabenizar os novos desembargadores.

O presidente do TJ-MS, o desembargador Divoncir Maran, também aproveitou a oportunidade para parabenizar os magistrados que foram promovidos de juízes para desembargadores. "A mudança que queremos não pode ser feita por uma pessoa só, mas sim por instituições fortes. Por isso renovo aqui minha fé na Justiça", comenta.

Já nos discursos dos empossados, foi destacado o apoio dado pela família deles em toda carreira no judiciário e destacada a felicidade em chegar ao cargo de desembargador.

Além de autoridades do judiciário, também participaram do evento o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o deputado estadual Onevan de Matos (PSDB) representando a Assembleia Legislativa, e o procurador geral do município de Campo Grande, Alexandre Ávalos, representando a prefeitura de Campo Grande.

Desembargadores - Dois dos novos desembargadores foram promovidos por merecimento, sendo eles Ahmad Netto e Almeida Santiago. Já o magistrado Quadros subiu ao cargo por antiguidade.

As vagas de desembargador que eles vão ocupar estão previstos na partir da Lei 4.906/2016, que criou cargos para compor a estrutura de pessoal da magistratura de Mato Grosso do Sul.

O trio promovido, que deverá atuar em Câmaras Criminais e compor as Seções Criminais, será empossado no próximo dia 8, a partir das 17h, no plenário do Tribunal Pleno do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.

José Ale Ahmad Netto nasceu em Paraguaçu Paulista (SP) e, formado na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (SP), ingressou em junho de 1988 na magistratura em Mato Grosso do Sul após ser aprovado no IX concurso de Provas e Títulos.

Já Jairo Roberto de Quadros é de Nova Andradina e formado pelas Fucmat (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso), tendo ingressado na magistratura estadual alguns meses depois de Ahmad, em janeiro de 1989.

Também formado pela Fucmat, no mesmo ano de Jairo, 1983, Geraldo de Almeida Santiago é campo-grandense e ingressou na magistratura sul-mato-grossense em junho de 1988.

Nos siga no Google Notícias