ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Em uma semana, drive-thru agendou 300 exames para novo coronavírus

Agendamentos são feitos após triagem feita por meio do Disk Covid e direcionados para quem apresenta sintomas da covid-19

Silvia Frias | 18/04/2020 07:38
Drive-thru foi instalado no pátio do Corpo de Bombeiros da região central (Foto/Divulgação)
Drive-thru foi instalado no pátio do Corpo de Bombeiros da região central (Foto/Divulgação)

Em uma semana, foram agendados 300 exames de testagem para o novo coronavírus no drive-thru instalado no pátio do Corpo de Bombeiros, em Campo Grande. As pessoas são   encaminhadas para teste depois de triagem por meio do Disk Covid.

Os exames são feitos dentro do carro, sem que contato entre os agendados e os responsáveis pela coleta. Quem não tem veículo, é encaminhado para testagem na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Coronel Antonino ou ao Centro Regional de Saúde do bairro Coophavilla II.

Para evitar congestionamentos na linha, a informação do Corpo de Bombeiros é que nem todos os casos são elegíveis para a realização do exame, apenas os que apresentam sintomas gripais.

A consulta é agendada via telefone (3311- 6262) e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando cerca de 05  minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura.

O exame é encaminhado ao Laboratório da UFMS ou ao Laboratório Central (Lacen), o resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado por SMS ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.

Até agora, Mato Grosso do Sul tem 143 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e 5 óbitos ocorridos em Campo Grande (2), Batayporã (2) e Três Lagoas (1).

Nos siga no Google Notícias