Ex-policial improvisa escada com rede e foge do Presídio Militar de Campo Grande
José Heleno de Oliveira Lima já roubou armas da PM e assaltou residências
Ex-policial militar, José Heleno de Oliveira Lima, 63 anos, fugiu do Presídio Militar Estadual, no Complexo Penal do Jardim Noroeste, em Campo Grande. A fuga foi descoberta às 6h10 deste domingo (dia 11), durante a conferência dos presos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Ex-policial militar José Heleno de Oliveira Lima, 63 anos, fugiu do Presídio Militar em Campo Grande usando uma escada artesanal feita com rede. A fuga foi descoberta na manhã de domingo, durante a conferência dos presos. Lima, que cumpria pena por roubo desde 2005, tem histórico de fugas e crimes. Ex-soldado da PM do Acre, foi expulso em 2001 por roubar armas. Em Campo Grande, protagonizou diversos assaltos, incluindo roubo de veículo e invasões a residências, admitindo sobreviver exclusivamente de atividades criminosas.
Conforme o Boletim de Ocorrência, registrado na Depac Cepol (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), foi realizada uma vistoria no local e encontrada uma escada artesanal, feita com rede, no muro dos fundos do presídio. Neste ponto não há câmeras. A fuga foi comunicada por uma soldada da PM.
- Leia Também
- Homem compra Gol furtado por R$ 500 e é preso por receptação
- Ex-policial é preso depois de roubar garagem de carros e residências na Capital
Ex-policial militar do Acre, José Heleno cumpria pena por roubo em Campo Grande desde 2005. Em 19 de fevereiro de 2013, ele foi transferido para o semiaberto do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. Cinco dias depois, em 24 de fevereiro, fugiu.
José Heleno voltou a ser preso em 8 de abril de 2013, após sequência de roubos em Campo Grande. Ele roubou um Gol de garagem na Avenida Bandeirantes, ao simular um test drive.
O ex-policial pediu para levar o carro para a esposa ver. No local, solicitou que o vendedor descesse e chamasse a mulher. Quando o vendedor argumentou que era melhor irem juntos, pois não conhecia sua esposa, José Heleno apontou uma arma.
Com o carro roubado, ele assaltou duas residências. No dia 27 de março de 2013, no Jardim TV Morena, José Heleno levou notebook, tablet e outros equipamentos eletrônicos. No dia 4 de abril, no bairro Carandá Bosque, o roubo foi televisão, celular, tênis e roupas. Ele se passava por funcionário de empresa de alarmes.
José Heleno era soldado na Polícia Militar do Acre e foi expulso da corporação em 2001, após roubar armas do regimento. Em 2002, ele veio para Campo Grande. O ex-policial confessou os crimes e afirmou que nunca trabalhou na cidade, se sustentando apenas com roubos.
Ele negou ter usado arma de fogo, mas as duas vítimas nas residências confirmaram que ele estava armado. Sobre a fuga do semiaberto, deu a seguinte declaração: “Eu agi por ganância”.
A reportagem solicitou informação à PM sobre a segurança no Presídio Militar e aguarda retorno.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


