Falta de luz compromete vacinação contra covid em posto no Nova Lima
Bairro ainda está sendo afetado pela falta de energia e doses foram recolhidas para análise
Desde o temporal na madrugada de domingo, ainda há moradores no Bairro Nova Lima sem energia. Balanço preliminar indica que 266 unidades estão sem o serviço, o que afetou a USF (Unidade de Saúde da Família) no Bairro Nova Lima, que suspendeu a vacinação contra covid.
A informação dada na USF São Francisco, no Nova Lima, é que a geladeira onde as doses estavam armazenadas acabou sendo desligada com a falta de energia no fim de semana, quando a unidade não funciona.
Vizinha do posto, a atendente de loja Diane Carla, 37 anos, contou que houve oscilação. “O temporal foi feio aqui, na hora, a luz deu umas piscadas; aí eu fui dormir depois que o temporal acalmou”, contou, explicando que ainda tinha energia, mas acordou às 3h, quando o ventilador parou de funcionar.
Como houve oscilação do fornecimento, a assessoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que as doses foram levadas para a câmara fria na central da instituição para análise. Ainda não se sabe se os imunizantes poderão ser usados.
O casal Wellington Soares da Silva, 27 anos, e Ana Caroline dos Santos, 16 anos, havia tirado o período da manhã para a vacinação, plano frustrado com a situação. Eles foram orientados a voltarem amanhã.
Ana Caroline disse que a distribuição de senha começa às 11h, mas ela sai da escola às 11h30, sempre perdendo a oportunidade. O marido disse que iria aproveitar a ida da esposa para se vacinar, mas também acabou voltando para casa.
A assessoria da Energia, concessionária de luz de Campo Grande, informou que a falta de energia afeta somente os moradores do Bairro Nova Lima e segue no reparo.