Férias e frio espantam doadores de sangue e estoques estão quase zerados

Com a chegada do frio e das férias, o número de pessoas que doam sangue com frequência no Hemonúcleo da Santa Casa de Campo Grande vem caindo drasticamente, segundo a responsável pelo setor, Bibiana Rugolo Nakao. Com isso, o hospital está fazendo um apelo à população, já que o banco de sangue está quase zerado e necessitando de todas as tipagens de sangue.
De acordo com Bibiana, o estoque está 70% abaixo do habitual e número de doadores que costuma ser de 120 pessoas por dia, mal atinge 80. "Na verdade só conseguimos mais de 100 doadores por dia quando fazemos muitas campanhas", ressalta.
- Leia Também
- OMS lança campanha de incentivo a doação de sangue regular para abastecer bancos
- Apelo lota estoque de sangue do Hemosul e família agradece ajuda
Ela pede que os interessados em ajudar não deixem de ir até o Hemonúcleo bem alimentados e hidratados, para evitar hipoglicemia. "Nessa época de frio o pessoal deixa de tomar água e é importante também a ingestão de líquidos, pelo menos um dia antes da doação", alerta.
Como o banco de sangue do hospital atende toda a rede, incluindo hospitais do interior, a situação fica mais grave com a queda dos doadores. Ainda conforme Bibiana, o fechamento do Hemosul para reforma também contribuiu para a baixa procura para doação.
Na Santa Casa as coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas e aos sábados das 7 horas ao meio-dia. A coleta é realizada no Banco de Sangue do hospital, que fica localizado em um setor externo, na rua Eduardo Santos Pereira, 88, esquina com a Rua 13 de Maio, no pátio do hospital.
Já nos hospitais Regional e no Universitário, o serviço é feito de segunda a sexta, das 7 horas ao meio-dia. Para doar é preciso obedecer os seguintes critérios:
- Estar bem alimentado;
- Ter entre 18 e 67 anos, pesar acima de 55 quilos e estar bem de saúde;
- Não deve estar fazendo uso de medicamento controlado;
- Não deve ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Levar documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, ou cartão profissional).