ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Fogo atinge vegetação e ameaça Comunidade Esperança

Moradores usaram baldes de água para tentar conter as chamas, que se aproximaram das casas

Por Inara Silva e Judson Marinho | 09/10/2025 18:30
Fogo atinge vegetação e ameaça Comunidade Esperança

Um incêndio que atinge uma área de vegetação ao lado da Comunidade Esperança, no Jardim Noroeste, em Campo Grande, mobiliza moradores e o Corpo de Bombeiros. O fogo começou na mata por volta das 16h e, em desespero, a população se uniu para combater as chamas com baldes de água.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um incêndio em área de vegetação próxima à Comunidade Esperança, no Jardim Noroeste, em Campo Grande, mobilizou moradores e o Corpo de Bombeiros na tarde desta quinta-feira. Enquanto oito bombeiros com duas viaturas combatiam as chamas, moradores auxiliavam com baldes de água. A comunidade, formada por moradias precárias, enfrenta situação recorrente com incêndios. Moradores como Gracie Isabella Garcia e Gislaine Silva Santos reivindicam realocação para área mais segura, enquanto Catarina Vasconcelos, catadora de recicláveis, perdeu todo material coletado durante a semana devido ao fogo.

Enquanto os bombeiros atuavam em um dos lados, os moradores tentavam conter o fogo pelo outro lado. Gracie Isabella Garcia, de 31 anos, havia acabado de chegar do trabalho quando foi surpreendida pela situação. Ela mora no local há dez anos, desde a formação da comunidade, e afirma que os moradores pedem a realocação das famílias para uma área mais segura, já que não é a primeira vez que são ameaçados pelo fogo.

Fogo atinge vegetação e ameaça Comunidade Esperança
Gislaine Silva (à direita) e Gracie Isabela (à esquerda) reclamam do incêndio na vegetação. (Foto: Paulo Francis)

A Comunidade Nova Esperança é formada por moradias precárias e está em situação de vulnerabilidade. “A gente não está atrás de doação, a gente só quer a nossa casa”, reclamou Gracie Isabella.

A vizinha Gislaine Silva Santos, de 38 anos, compartilha da mesma opinião. “Toda vez acontece isso. Quantas vezes a Comunidade Esperança já apareceu na televisão? A gente não quer saber de doação, a gente quer casa e moradia digna.”

Moradora no local há três semanas, Catarina Vasconcelos, de 59 anos, perdeu todo o papelão que havia coletado ao longo da semana. Ela trabalha com reciclagem e armazenava o material na área de vegetação.

Pelo menos oito bombeiros e duas viaturas estão no local e tentam impedir o avanço das chamas.

Ao Campo Grande News, o Cabo Guilherme Morel detalhou como o Corpo de Bombeiros está realizando o combate as chamas.

"Conversamos com um morador para a gente utilizar a casa dele como acesso a vegetação, e a gente está deixando uma linha de mangueira pronta para fazer a proteção das casas enquanto as equipes estão avançadas na mata", informou o cabo.

Os bombeiros inicialmente utilizaram para conter o fogo um kit de equipamento que suporta 500 litros, com o acesso mais próximo do caminhão da corporação, a água armazenada no veículo de 2.500 litros ajudará a conter o fogo próximo as moradias.

Fogo atinge vegetação e ameaça Comunidade Esperança
Fogo atinge área de vegetação ao lado da comunidade. (Foto: Paulo Francis)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.