Fogo atinge vegetação e ameaça Comunidade Esperança
Moradores usaram baldes de água para tentar conter as chamas, que se aproximaram das casas
Um incêndio que atinge uma área de vegetação ao lado da Comunidade Esperança, no Jardim Noroeste, em Campo Grande, mobiliza moradores e o Corpo de Bombeiros. O fogo começou na mata por volta das 16h e, em desespero, a população se uniu para combater as chamas com baldes de água.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um incêndio em área de vegetação próxima à Comunidade Esperança, no Jardim Noroeste, em Campo Grande, mobilizou moradores e o Corpo de Bombeiros na tarde desta quinta-feira. Enquanto oito bombeiros com duas viaturas combatiam as chamas, moradores auxiliavam com baldes de água. A comunidade, formada por moradias precárias, enfrenta situação recorrente com incêndios. Moradores como Gracie Isabella Garcia e Gislaine Silva Santos reivindicam realocação para área mais segura, enquanto Catarina Vasconcelos, catadora de recicláveis, perdeu todo material coletado durante a semana devido ao fogo.
Enquanto os bombeiros atuavam em um dos lados, os moradores tentavam conter o fogo pelo outro lado. Gracie Isabella Garcia, de 31 anos, havia acabado de chegar do trabalho quando foi surpreendida pela situação. Ela mora no local há dez anos, desde a formação da comunidade, e afirma que os moradores pedem a realocação das famílias para uma área mais segura, já que não é a primeira vez que são ameaçados pelo fogo.

A Comunidade Nova Esperança é formada por moradias precárias e está em situação de vulnerabilidade. “A gente não está atrás de doação, a gente só quer a nossa casa”, reclamou Gracie Isabella.
A vizinha Gislaine Silva Santos, de 38 anos, compartilha da mesma opinião. “Toda vez acontece isso. Quantas vezes a Comunidade Esperança já apareceu na televisão? A gente não quer saber de doação, a gente quer casa e moradia digna.”
Moradora no local há três semanas, Catarina Vasconcelos, de 59 anos, perdeu todo o papelão que havia coletado ao longo da semana. Ela trabalha com reciclagem e armazenava o material na área de vegetação.
Pelo menos oito bombeiros e duas viaturas estão no local e tentam impedir o avanço das chamas.
Ao Campo Grande News, o Cabo Guilherme Morel detalhou como o Corpo de Bombeiros está realizando o combate as chamas.
"Conversamos com um morador para a gente utilizar a casa dele como acesso a vegetação, e a gente está deixando uma linha de mangueira pronta para fazer a proteção das casas enquanto as equipes estão avançadas na mata", informou o cabo.
Os bombeiros inicialmente utilizaram para conter o fogo um kit de equipamento que suporta 500 litros, com o acesso mais próximo do caminhão da corporação, a água armazenada no veículo de 2.500 litros ajudará a conter o fogo próximo as moradias.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.