Furtado pela 7ª vez, Conselho de Saúde vai ganhar vigilância noturna
Guarda Civil Metropolitana será a responsável por vigiar o espaço no Centro
Usuários de drogas furtaram cabos de cobre da sede do Conselho Municipal de Saúde pela sétima vez em três semanas. O caso mais recente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (23), no prédio localizado em área central da cidade. Os crimes, segundo servidores ouvidos pela reportagem, ocorreram sempre no período noturno. A motivação seria o valor do material no mercado de revenda.
Conforme funcionário, ouvido sob condição de anonimato, a secretaria responsável foi alertada sobre os furtos desde os primeiros registros. “Fizeram a substituição dos fios nas cinco primeiras vezes. No entanto, apesar de solicitarmos a presença de um guarda no período noturno, não foi disponibilizado com a justificativa de falta de efetivo suficiente”, relatou.
Após o sétimo furto, no entanto, o servidor informou que a GCM (Guarda Civil Metropolitana) manterá um agente no local durante a noite e aos finais de semana, "[...] pelo menos por alguns dias, até a resposta do Executivo".

A demora na resposta por parte da Secretaria de Segurança aponta possível falha de articulação entre a Guarda e a Secretaria de Saúde, de acordo com o funcionário. "Os furtos causaram prejuízos financeiros e comprometeram o funcionamento do Conselho".
O outro lado - Procurada pela reportagem, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que fez vistoria técnica no prédio, com a presença da Guarda, e implantou um ponto fixo de controle da GCM.
"A pasta também iniciou os reparos na fiação elétrica e cobrou do proprietário do imóvel providências quanto à segurança estrutural, conforme o contrato de locação. A Secretaria ainda negocia com o comando da GCM um plano de vigilância permanente no local", diz a nota.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.