Homem é morto por PM após desobedecer ordem de parada
Homem foi abordado ao ser visto na varanda de casa, limpando objeto que seria revólver
Na madrugada deste sábado (26), João Antônio Garcez Mendes, de 24 anos, morreu atingido por tiro de policial da Força Tática, durante abordagem na Rua Irineia Sá Carvalho, no Jardim Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande. O registro da ocorrência é que ele teria apontado a arma, após desobedecer a equipe.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Jovem de 24 anos morre em confronto com a polícia em Campo Grande. João Antônio Garcez Mendes foi morto após apontar uma arma de fogo para policiais da Força Tática. O incidente ocorreu na madrugada de sábado (27), no Jardim Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A polícia abordou Mendes em sua residência após avistá-lo manuseando o que parecia ser uma arma de fogo. Mendes reagiu à abordagem, entrando na casa com a arma. Após negociações, a polícia entrou na residência e disparou contra Mendes quando ele apontou a arma para os policiais. Ele foi socorrido, mas morreu na UPA Universitário. Um revólver calibre .38 foi apreendido.
Conforme o boletim de ocorrência, a polícia avistou João Antônio sentado na varanda de casa, ouvindo música no celular enquanto limpava um objeto que aparentava ser arma de fogo. Ao ser abordado com sinal sonoro (sirene), o suspeito demonstrou nervosismo e correu para dentro da residência carregando a arma.
Os policiais desembarcaram e deram voz de abordagem, ordenando que o homem soltasse a arma e saísse com as mãos na cabeça. Diante da recusa, foi realizada a entrada tática no imóvel. O suspeito, escondido em um cômodo, ameaçou a equipe dizendo: “Se entrar, vão tomar”.
Na sequência, ao tentar visualizar melhor o interior do cômodo, o comandante da equipe viu João Antônio com a arma em punho, apontada na direção dos policiais. Para resguardar a integridade da guarnição, um dos militares fez um disparo, atingindo João Antônio, que caiu sobre a cama.
Ainda segundo registro policial, a equipe então se aproximou para desarmá-lo e prestar socorro imediato. Apoio foi solicitado via rádio, e viaturas de reforço chegaram rapidamente ao local. João Antônio foi encaminhado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário, onde o óbito foi constatado.
A cena do fato foi preservada até a chegada da Polícia Científica. Foram apreendidos no local o revólver calibre 38 com três munições intactas, que pertencia ao rapaz, e a arma do policial que atirou, uma pistola 9mm com carregador e doze munições intactas, além de um estojo de munição deflagrada. Também foram apresentados à delegacia um aparelho celular e documentos pessoais do rapaz.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.