Ladrão usa "Chapolin" para impedir trava de caminhonete
"Chapolin" é um dispositivo utilizado para interferir no sinal enviado pelo controle do veículo para trancá-lo
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um furto na Vila Taquarussu, em Campo Grande, revelou o uso de um dispositivo eletrônico chamado "Chapolin", que bloqueia o sinal do controle remoto do veículo, permitindo que criminosos entrem sem arrombamento. O incidente ocorreu quando a vítima estacionou sua caminhonete e foi a um restaurante; ao retornar, percebeu que dois notebooks, avaliados em R$ 6 mil, haviam sido furtados. Câmeras de segurança mostraram um suspeito em uma moto vermelha aguardando a saída dos ocupantes antes de acessar o veículo. O caso foi registrado como furto qualificado por destreza, destacando a crescente preocupação com o uso de tecnologias para facilitar crimes automotivos.
Nesta terça-feira (8), um furto ocorrido na Vila Taquarussu, em Campo Grande, chamou atenção da polícia pela suspeita de uso de um equipamento eletrônico conhecido como "Chapolin". O dispositivo, utilizado por criminosos para bloquear o travamento de veículos, teria permitido que um suspeito acessasse tranquilamente uma caminhonete estacionada na rua Juruena durante o horário de almoço. A ação foi flagrada por câmeras de segurança.
No vídeo, é possível ver o momento em que o suspeito, em uma moto vermelha e usando camiseta branca, chega logo após a vítima estacionar a caminhonete. Ele para atrás do veículo, aguarda as duas pessoas saírem, e, ao confirmar que entraram em um restaurante na Avenida Bandeirantes, realiza o furto.
Outro motociclista, em uma moto preta, aparece segurando uma vaga para que o suspeito possa estacionar. Após garantir o espaço, o homem se aproxima da caminhonete, abre a porta sem dificuldades, entra e permanece no interior por alguns minutos. Quando sai, leva dois notebooks, avaliados em R$ 6 mil, escondidos debaixo da camisa.
A vítima, que preferiu não se identificar, destacou a suspeita do uso do "Chapolin". "Ficamos cerca de 30 minutos no restaurante. Ao retornar, não notamos nenhuma anormalidade no carro. Tudo parecia estar no lugar. Foi apenas ao chegar na empresa que trabalhamos que percebemos que nossos notebooks haviam sumido", explicou.
Desconfiados, os donos da caminhonete voltaram ao local e solicitaram imagens das câmeras de segurança dos estabelecimentos vizinhos. "É possível ver que o motoqueiro já vinha nos seguindo. Ele parou logo após estacionarmos e verificou se estávamos no restaurante".
"Depois voltou até a caminhonete, abriu a porta e furtou nossos notebooks. Ele ainda abriu a minha carteira e levou dinheiro. O mais curioso é que não há nenhum sinal de arrombamento ou vidro quebrado. Parece que usou um equipamento para bloquear o controle de trava da caminhonete", completou a vítima.
O boletim de ocorrência foi registrado como furto qualificado por destreza, por ter utilizado dispositivo eletrônico para facilitar o crime
O que é o “Chapolin”? - O "Chapolin" é um dispositivo eletrônico utilizado por criminosos para interferir no sinal enviado pelo controle remoto do veículo, impedindo que ele seja efetivamente trancado. Mesmo que o proprietário acione o alarme e ouça o som característico, o "Chapolin" bloqueia o comando, deixando as portas destravadas sem que o motorista perceba.
Esse equipamento, popularmente apelidado em referência ao personagem Chapolin Colorado, atua como um jammer ou inibidor de sinal, facilitando o acesso dos ladrões ao interior dos veículos. O uso do "Chapolin" tem se tornado cada vez mais frequente em furtos automotivos, exigindo maior atenção por parte das vítimas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.