ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  22    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Morcego com raiva é encontrado no Bairro São Francisco, o 1º caso do ano

Sesau afirmou que a população não deve se preocupar. “A região passou recentemente por campanha de vacinação

Por Geniffer Valeriano | 31/01/2025 12:45
Morcego com raiva é encontrado no Bairro São Francisco, o 1º caso do ano
Morcegos infectados com raiva em dezembro de 2024 (Foto: Divulgação/Arquivo)

O primeiro caso de raiva em morcego em 2025 foi encontrado no Bairro São Francisco, região central de Campo Grande. A informação foi divulgada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) no final da manhã desta sexta-feira (31). Última infecção foi registrada no mês passado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O primeiro caso de raiva em morcego de 2025 foi confirmado no Bairro São Francisco, em Campo Grande, pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O morcego foi recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses e testou positivo para o vírus. A Sesau tranquiliza a população, pois a região passou por uma campanha de vacinação antirrábica recentemente, não sendo necessário bloqueio vacinal. Recomenda-se evitar contato com morcegos, especialmente se estiverem no chão ou agindo de forma anormal. O CCZ deve ser acionado se um morcego for encontrado. Em 2024, houve 6 casos de raiva em morcegos na cidade.

Conforme divulgado, o animal foi recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses e submetido a exames que detectaram a presença do vírus. O endereço e a data onde o morcego foi recolhido não foram informados.

Apesar do caso confirmado, a Sesau afirmou que a população não deve se preocupar. “A região passou recentemente por uma campanha de vacinação antirrábica, garantindo ampla cobertura preventiva. Dessa forma, não será necessário realizar bloqueio vacinal no local”, explicou.

Ainda é explicado que evitar contato direto com morcegos é uma forma de prevenção, principalmente se os animais estiverem caídos no chão ou apresentarem comportamento anormal. “Crianças, idosos e animais domésticos devem ser mantidos afastados”, orienta a Sesau.

O CCZ deve ser acionado pelos telefones (67) 3313-5000 ou (67) 2020-1794 (horário de plantão), se um morcego for encontrado. A Sesau continua monitorando a situação. Em 2024, Campo Grande confirmou 6 casos de raiva em morcegos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias