Prefeita vai sancionar projeto de reajuste salarial da Guarda Civil
Decreto que oficializa escalonamento será publicado nesta quarta (22), no Diário Oficial do Município
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), vai sancionar nesta quarta-feira (23) o projeto que institui o reposicionamento dos Guardas Civis Metropolitanos, assegura as melhorias previstas no plano de carreira da categoria e garante reajuste salarial escalonado até fevereiro de 2026.
A íntegra do decreto que altera a Lei Complementar de nº 358/2019 será publicado amanhã, no Diogrande (Diário Oficial do Município). No entanto, a sanção foi confirmada pela gestora ao Campo Grande News após reunião com o presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB).
O texto do PL (Projeto de Lei) de nº 955/2025 era de autoria do Executivo após acordo firmado entre a Prefeitura e o sindicato que representa a classe. A decisão de reescalonar o salário teve com base um processo judicial que já transitou em julgado.
Conforme o projeto, o reposicionamento ocorrerá ainda neste mês e os efeitos financeiros serão aplicados de forma gradativa ao longo dos próximos meses, com parcelas em junho, setembro, dezembro e fevereiro de 2026. Ao final desse período de escalonamento, os Guardas Civis Metropolitanos atingirão o nível de Classe Especial e os Inspetores chegarão à Terceira Classe. A partir de março de 2026, também será iniciado o processo de promoção para os profissionais da categoria.
Ainda como projeto de lei, a tratativa foi aprovada por unanimidade, em regime de urgência e única discussão na Câmara Municipal. À época do envio da proposta ao Legislativo, o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Anderson Ortigoza, comentou a aprovação e destacou que aproximadamente 490 profissionais poderão ser beneficiados com o reposicionamento.
“Nossas promoções não foram respeitadas. Então, foi feito um acordo de que a cada três anos haveria uma subida na carreira. Agora, esse reposicionamento vai ser feito para todos que estão aptos. É uma verdadeira progressão na nossa carreira”, afirmou Ortigoza.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.