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Capital

Na fila do banco, idosos reclamam de espera por mais de 3 horas no calorão

Banco afirmou que não há incidência de sol nas filas e que do 3º ao 5º dia útil o volume de pessoas aumenta nas agências

Ana Paula Chuva | 05/10/2020 14:41
Clientes a espera de atendimento nesta segunda. (Foto: Marcos Maluf)
Clientes a espera de atendimento nesta segunda. (Foto: Marcos Maluf)

Banco lotado tem sido reclamação constante na pandemia da covid-19. Com o controle da entrada dentro das agências, a espera nas filas na primeira semana do mês aumentou e durante a o calorão que atinge a Capital fica ainda pior para quem precisa ir a uma agência bancária e esperar do lado de fora.

Com isso, nesta segunda-feira (5), inclusive a espera por mais de 3 horas nos quase 40°C,  fez com que os clientes do Banco Bradesco, na Rua Marechal Rondon, procurassem o Campo Grande News na tentativa de uma solução.

No local, duas filas separavam quem procurava atendimento dentro da agência e quem usaria um dos 12 caixas eletrônicos disponíveis no local. No momento em que a reportagem esteve lá, um funcionário controlava a entrada à medida que clientes iam saindo.

Na fila, a maior parte dos clientes era de aposentados que buscavam receber seus salários ou desbloquear o cartão e a reclamação era uma só a espera do lado de fora da agência.

“Estou esperando na fila desde as 9 horas aqui do lado de fora, em pé. Não vem ninguém dizer nada. Tá cheio parece que está faltando funcionário. Tenho 76 anos, preciso pegar meu cartão para receber meu salário. Todo mês tá assim”, disse Dirce Ferreira Torres , aposentada.

Para Maria de Freitas, 66 anos a situação ainda era um pouco mais difícil, com as pernas inchadas, ela mostrou o curativo das varizes que estouraram e estavam causando dor. “Eu tenho que ticar em pé aqui. Tá muito difícil esperar. Só tem um funcionário na porta, estamos desde as 9h quando chegamos já tinha gente na fila”, explicou.

Curativo e pés inchados da dona Maria enquanto esperava na fila. (Foto: Marcos Maluf)
Curativo e pés inchados da dona Maria enquanto esperava na fila. (Foto: Marcos Maluf)

A reportagem esteve no local por volta das 12h e no momento não havia sol, mas segundo os clientes durante a manhã a situação foi difícil para esperar na fila.  “Ninguém fala nada para gente. Estamos aqui esperando, até agorinha tinha sol. É um absurdo. Somos seres humanos”,   desabafou Nelcy Medeiros, 74 nos.

Informação confirmada pela também aposentada Candida de Souza, 53 anos. “Eu não tenho problema em esperar aqui na fila, porque aposentei por idade, mas tem gente aqui de 80 anos, esperando no sol. Porque não colocam dentro da agência, para esperar no ar condicionado?” , questionou.

Dentro – Na parte interna da agência, a situação não parecia estar melhor, segundo a advogada Leandra Regina Faques, 43 anos. Ela procurou a reportagem na fila e relatou que além de esperar quase 3 horas no lado externo, precisou esperar mais de 1 hora dentro.

“Só tem um funcionário no caixa. A gente espera aqui mais de três horas e chega lá tem que esperar mais. Falam que vão colocar mais funcionários, mas não colocam ninguém. Além disso não estão dando senha, acho que para ninguém reclamar de horário”, disse.

Leandra reclamou de situação dentro do banco também. (Foto: Marcos Maluf)
Leandra reclamou de situação dentro do banco também. (Foto: Marcos Maluf)

Problema recorrente – Procurado pelo Campo Grande News, o gerente da agência André Souza, explicou que a situação é recorrente do terceiro ao quinto dia útil de todo mês, já que é a semana de pagamentos.

“Do 3º ao 5º dia útil tem um volume maior de pessoas na agência. Acho que todo banco passa por isso.   Nós separamos as filas com os prioritários e temos quatro funcionários ajudando na parte dos caixas eletrônicos”, destacou.

Segundo ele, o Bradesco tem abre as agências  mais cedo entre a última semana do mês e a primeira do mês seguinte, justamente para atender a demanda dos aposentados, mas que com a pandemia da covid-19 a situação agravou.

“A gente tem duas equipes, hoje temos 18 funcionários na agência, e tem a equipe em home office, justamente para minimizar o impacto se alguém contrair a doença. E tem o controle da entrada para cumprir os protocolos de segurança. Além disso, se alguma agência precisa fechar por algum motivo, nós temos essa demanda de clientes também”, explicou.

Funcionário controlando a entrada e explicando aos clientes sobre as filas. (Foto: Marcos Maluf)
Funcionário controlando a entrada e explicando aos clientes sobre as filas. (Foto: Marcos Maluf)

Sobre a espera dos clientes na parte de fora, ele afirmou que dá hora que a agência abre, às 9h, até o fechamento às 16h não há incidência de sol e por isso não foram colocadas tendas para os clientes.

“É uma recomendação do próprio banco a colocação de tendas, mas na posição em que as filas ficam na agência não pega sol em nenhum horário do dia, por isso não foram colocadas aqui na agência as tendas para os clientes”, afirmou André.

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