Pais comemoram revitalização de praça no Itamaracá, antes tomada pelo mato
Com arena esportiva, a área foi reformada e entregue neste sábado com festa para a comunidade
“As crianças precisam disso”, comemorou uma mãe durante a entrega da revitalização da praça do Jardim Itamaracá, neste sábado (24). A inauguração contou com amistoso, pula-pula e brinquedo inflável para a criançada.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Praça do Jardim Itamaracá, em Campo Grande, foi revitalizada e entregue à população neste sábado (24), após investimento de R$ 343,8 mil. O espaço, antes tomado pelo mato, ganhou arena modular com quadra de futebol society, quadra de areia, parquinho infantil, academia ao ar livre, arquibancada e iluminação em LED. A gestão do local foi cedida à Associação "Deus é Dez", que atende 120 crianças com atividades esportivas e culturais. Esta é a quarta arena revitalizada em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande, que planeja inaugurar mais três espaços semelhantes nos próximos meses.
Na manhã de hoje, foi oficialmente entregue à população a arena modular, que conta com quadra de futebol society, quadra de areia, parquinho infantil, academia ao ar livre, arquibancada e iluminação em LED. Ao todo, foram investidos R$ 343,8 mil na obra.
Durante a cerimônia, também foi assinada a cessão do espaço para a Associação “Deus é Dez”, que desenvolve trabalhos com crianças da região. Um dos coordenadores do projeto, Johnny Meira, de 41 anos, relembrou que, quando começaram, em 2016, a praça era tomada pelo mato. Para realizar os treinos de futebol e outras atividades, ele e a equipe precisavam limpar o local.
“Antes tinha só os gols. E como o futebol é fácil, tendo um gol e uma bola, já dá para fazer muita coisa. Fico muito feliz com a reforma, antes nem dava para tirar foto, porque o fundo ficava horrível. Agora, com uniforme, bola, conseguimos ter o prazer de registrar as fotos com as crianças e publicar nas redes sociais”, contou.
Atualmente, o projeto atende 120 crianças, que participam de escolinha de futebol, aulas de balé, karatê, xadrez, hip-hop, musicalização e atividades socioeducativas.
O filho do motorista Carlos Henrique, de 32 anos, participa da escolinha há dois anos. Para ele, a reforma da praça representa mais um incentivo para as crianças. “É bom para o bairro e para a população. Ficou excelente, as crianças já olham com outra visão. Aqui era feio, tudo esburacado e não tinha campo. A imagem do bairro já melhorou 100%”, afirmou.
A dona de casa Naara Vicentini, de 36 anos, percorreu quase 13 quilômetros para acompanhar o amistoso do filho contra o time da associação “Deus é Dez”. Mesmo morando no Bairro Serra Azul, ela comemorou a revitalização.
“As crianças precisam disso, né? A criança é o futuro. É muito bom, porque você dá estrutura para a criança e para toda a sociedade, porque os homens também brincam, as mulheres fazem ginástica... então você dá estrutura para isso”, disse.
Parceria entre prefeitura e Estado - Esta é a quarta arena revitalizada e entregue em parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Campo Grande. Outras três devem ser inauguradas nos próximos meses, nos bairros Paulo Coelho Machado, Jardim Carioca e Zé Pereira.
O diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), Sandro Benites, destacou que o objetivo das revitalizações é oferecer lazer e cultura de forma simples, eficiente e eficaz, para combater o uso de drogas e bebidas alcoólicas entre crianças e adolescentes.
“Eu percebi que não adianta você falar para o jovem não usar drogas; você tem que dar uma oportunidade para ele. Então estamos trazendo aqui uma parceria também com a ‘Deus é Dez’, uma ONG que trabalha com jovens no contraturno, além da parceria com o Governo do Estado, Prefeitura Municipal e a própria comunidade organizada”, comentou.

Com a assinatura da cessão, a associação “Deus é Dez” será responsável pela gestão da arena, em parceria com a Funesp. No entanto, Sandro ressaltou que o espaço continua aberto ao público, de forma gratuita.
Ele explicou que a cessão busca prevenir futuras depredações. Em bairros onde novas revitalizações ainda ocorrerão, a prefeitura pretende firmar parcerias com outras ONGs, lideranças comunitárias e presidentes de bairro.
“Várias entregas feitas, como parques e academias ao ar livre... A gente entrega num dia e, em uma semana, já vê a depredação pela própria população. Então, é importante ter essa noção de pertencimento: não é porque é público que não me pertence; pelo contrário, por ser público, a própria comunidade poderia — e deveria — participar da manutenção e do cuidado”, finalizou.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.