ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Audiência sobre projeto para hospital de MS registra recorde de público na B3

Proposta é PPP para criar prédio anexo e terceirizar serviços na unidade

Por Cassia Modena | 24/05/2025 14:08
Audiência sobre projeto para hospital de MS registra recorde de público na B3
Centro de imagem e diagnóstico que integra projeto de ampliação (Foto: Divulgação/Governo de MS)

 A audiência pública que discutiu a proposta de PPP (Parceria Público-Privada) para ampliar o prédio e terceirizar serviços do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), registrou recorde de público na plataforma onde foi realizada, o site TVB3, da bolsa de valores B3.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A audiência pública que debateu a Parceria Público-Privada (PPP) para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul registrou público recorde de 266 pessoas na plataforma TVB3. O evento online discutiu a ampliação do prédio e terceirização de serviços da unidade hospitalar.O projeto prevê uma concessão administrativa de 30 anos, com investimento estimado em R$ 5,6 bilhões. A proposta inclui a construção de um prédio anexo e terceirização de diversos serviços, como limpeza hospitalar, lavanderia, nutrição e manutenção predial. O edital de licitação está previsto para agosto, com leilão programado para dezembro de 2025.

Ela foi assistida por 266 pessoas na última quarta-feira (21). O recorde foi confirmado pela Bolsa de Valores e divulgado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, que promoveu o evento de forma 100% online.

O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, participou e defendeu a proposta. “Temos a convicção que o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul do presente, que foi pensado no passado de trinta anos atrás, merece agora um novo futuro. Um planejamento para as novas gerações e é esse projeto que nós queremos apresentar”, disse.

A apresentação feita durante a audiência pode ser conferida aqui. O público fez perguntas e apresentou dúvidas sobre o projeto, que serão respondidas em até 30 dias contados a partir da data da audiência.

Até 1º de junho serão aceitos questionamentos. Eles podem ser feitos no formulário disponível em epe.segov.ms.gov.br e enviados para o e-mail epe@segov.ms.gov.br.

O edital de licitação da PPP está previsto para ser lançado em agosto e o leilão, para dezembro de 2025.

Proposta - Segundo projeto do Governo de Mato Grosso do Sul, está prevista a concessão administrativa de diversos serviços à empresa contratada por 30 anos, que inclui a construção do prédio anexo à sede do hospital, mediante pagamento estimado em R$ 5,6 bilhões dos cofres estaduais.

Audiência sobre projeto para hospital de MS registra recorde de público na B3
Atual prédio do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (Foto: Osmar Veiga/Arquivo)

Os principais serviços serão:

  • Limpeza hospitalar;
  • Coleta, tratamento e disposição de resíduos sólidos;
  • Manutenção e conservação de jardins;
  • Recepção, vigilância, portaria e estacionamento;
  • Serviços de arquivo médico e estatística, além de faturamento;
  • Transporte de pacientes (interno e externo) e administrativo;
  • Necrotério; Lavanderia e rouparia;
  • Logística hospitalar (almoxarifado e farmácia);
  • CME (Central de Material Esterilizado);
  • Nutrição e dietética;
  • Engenharia Clínica;
  • Manutenção predial;
  • Apoio operacional ao SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar);
  • Insumos hospitalares: materiais, medicamentos, órteses, próteses e materiais especiais, nutrição enteral e parenteral e kits reagentes de análises clínicas com locação de equipamentos analisadores;
  • Gases medicinais; Utilidades: água, esgoto, energia elétrica, gás de cozinha, internet e telefonia;
  • Tecnologia da Informação e Comunicação.

O governo defende que a terceirização trará expansão do acesso à saúde; deixará o Poder Público focado em administrar os serviços assistenciais; permitirá a ampliação de atendimentos e internações; vai simplificar a contratação de serviços; e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

O resumo do projeto está disponível neste link.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias