ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  23    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Prefeita vai sancionar projeto de reajuste salarial da Guarda Civil

Decreto que oficializa escalonamento será publicado nesta quarta (22), no Diário Oficial do Município

Por Gustavo Bonotto e Fernanda Palheta | 22/04/2025 19:25
Prefeita vai sancionar projeto de reajuste salarial da Guarda Civil
Equipes da GCM na base móvel, situada no Portal do Caiobá. (Foto: Arquivo/Caroline Maldonado)

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), vai sancionar nesta quarta-feira (23) o projeto que institui o reposicionamento dos Guardas Civis Metropolitanos, assegura as melhorias previstas no plano de carreira da categoria e garante reajuste salarial escalonado até fevereiro de 2026.

A íntegra do decreto que altera a Lei Complementar de nº 358/2019 será publicado amanhã, no Diogrande (Diário Oficial do Município). No entanto, a sanção foi confirmada pela gestora ao Campo Grande News após reunião com o presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB).

O texto do PL (Projeto de Lei) de nº 955/2025 era de autoria do Executivo após acordo firmado entre a Prefeitura e o sindicato que representa a classe. A decisão de reescalonar o salário teve com base um processo judicial que já transitou em julgado.

Conforme o projeto, o reposicionamento ocorrerá ainda neste mês e os efeitos financeiros serão aplicados de forma gradativa ao longo dos próximos meses, com parcelas em junho, setembro, dezembro e fevereiro de 2026. Ao final desse período de escalonamento, os Guardas Civis Metropolitanos atingirão o nível de Classe Especial e os Inspetores chegarão à Terceira Classe. A partir de março de 2026, também será iniciado o processo de promoção para os profissionais da categoria.

Ainda como projeto de lei, a tratativa foi aprovada por unanimidade, em regime de urgência e única discussão na Câmara Municipal. À época do envio da proposta ao Legislativo, o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Anderson Ortigoza, comentou a aprovação e destacou que aproximadamente 490 profissionais poderão ser beneficiados com o reposicionamento.

“Nossas promoções não foram respeitadas. Então, foi feito um acordo de que a cada três anos haveria uma subida na carreira. Agora, esse reposicionamento vai ser feito para todos que estão aptos. É uma verdadeira progressão na nossa carreira”, afirmou Ortigoza.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias