ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Rui Barbosa vai ganhar sistema inteligente de semáforo com obras do Reviva

Sistema permitirá alterações na sinalização a depender do fluxo e intensidade na via

Clayton Neves | 19/07/2021 15:35
Projeto prevê melhorias para o trânsito de veículos e passageiros. (Foto: PMCG)
Projeto prevê melhorias para o trânsito de veículos e passageiros. (Foto: PMCG)

Principal via de obras do Reviva Campo Grande, a Rua Rui Barbosa terá rede inteligente de semáforos para garantir mais agilidade e eficiência no trânsito da região. Segundo a Agetran (Agência Municipal de Trânsito), o sistema mais tecnológico permitirá diversas alterações na sinalização, a depender do fluxo e intensidade na via.

Por cabos de fibra óptica ou dados móveis 4, controlador instalado será ligado à central de controle. Lá, monitoramento em tempo real permitirá que técnicos façam interferências e a coordenação dos tempos semafóricos de maneira remota. Com os tempos de espera, por exemplo, a redução de velocidade e de seguir em frente poderão ser alterados, conforme o fluxo de veículos e pessoas.

“Estamos projetando o sistema integrando primeiro na Rui Barbosa, mas o projeto é interligar toda a cidade através do sistema semafórico. Podemos coordenar os tempos do semáforo com a Polícia ou Bombeiros, por exemplo, como já acontece nas grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, proporcionando mais segurança e qualidade de vida”., explica Fernando Caetano, gerente de sinalização do sistema semafórico de Campo Grande.

A modernização também levará benefícios para o trânsito de ônibus e pedestres, que têm alta demanda por conta dos estabelecimentos comerciais da Rui Barbosa.

Além da semaforização inteligente, o projeto do Corredor da Rui Barbosa prevê estações de embarque, wi-fi gratuito, câmeras de videomonitoramento, padronização de calçadas, acessibilidade universal, iluminação em LED, paisagismo, recapeamento, drenagem e mobiliário urbano.

Nos siga no Google Notícias