Salários atrasam e enfermeiros da Santa Casa fazem paralisação
Há três dias sem receber os salários referentes a janeiro, técnicos, auxiliares e enfermeiros da Santa Casa de Campo Grande fazem paralisação, desde as 6h de hoje (9). O ato é para chamar a atenção da prefeitura, que não repassou R$ 11 milhões à instituição, segundo o presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana.
Todos meses tem sido a mesma coisa, segundo o sindicalista, que participa da mobilização com mais de 300 enfermeiros, que trabalham no período matutino. Ainda hoje, os funcionários tentarão conversar com o secretário de Saúde, Jamal Salem, que irá ao hospital para uma reunião já agendada com outros fins.
“Vamos aproveitar que ele estará aqui, fazer uma mobilização maior e tentar conversar com ele. Caso não dê resultado, amanhã continua a paralisação”, disse o presidente do Siems. Ele conta que, embora o pagamento esteja atrasado há apenas alguns dias, a paralisação é necessária, porque os atrasos ocorrem todos os meses.
Segundo o sindicalista, ainda não há previsão de quando será feito o repasse do montante que será usado para pagamento de salários, entre outras coisas. Da paralisação, participam 70% dos funcionários. Os outros 30% estão trabalhando normalmente para garantir o atendimento. Conforme Lázaro, durante o dia haverá três assembleias, as 8h, as 12h30 e as 18h30.