ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 29º

Capital

"Sem risco de queda", diz Prefeitura de ponte de madeira sobre o Rio Anhanduí

Localizada no km 172 da BR-267, ponte é uma das 84 que terá sua estrutura de madeira substituída por concreto

Por Mylena Fraiha | 23/09/2024 19:03

Conhecida como “ponte do Zuzu”, a ponte de madeira sobre o Rio Anhanduí, localizada no km 172 da BR-267 e que divide os municípios de Campo Grande e Nova Alvorada do Sul, teve sua segurança questionada nas redes sociais devido à presença de cabos de aço na construção. No entanto, a Prefeitura informa que não há risco de queda e que a previsão é de que a ponte seja substituída por uma estrutura de concreto.

Em nota, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) esclarece que a ponte, com 60 metros de altura, passou por intervenções preventivas há mais de 20 anos, quando os cabos de aço foram instalados para evitar problemas estruturais e riscos de desabamento, especialmente durante chuvas intensas.

Historicamente, a ponte enfrentava problemas relacionados à enxurrada, que frequentemente arrastava galhos e detritos para o leito do Rio Anhanduí, comprometendo a segurança da estrutura. “Na época em que o procedimento foi adotado, a enxurrada levava frequentemente resíduos que ficavam presos nas estruturas das pontes, colocando em risco a sua segurança”, explicou a assessoria da pasta.

Para garantir a estabilidade da ponte, também foram realizadas manutenções semestrais em parceria com as prefeituras de Campo Grande e Nova Alvorada do Sul, além da usina de cana que utiliza essa via para transporte. “Nunca houve problemas nessa ponte. A colocação de cabos de aço foi uma medida preventiva para evitar a queda”, afirma a Sisep.

A ponte do Zuzu é uma das 84 pontes de madeira na zona rural que serão reformadas. A Prefeitura pretende substituir todas as pontes de madeira por estruturas de concreto. Seis pontes de concreto já foram construídas e, em até 15 dias, a sétima será finalizada. Essa iniciativa faz parte de um programa que visa garantir mais segurança e durabilidade às estruturas.

Em maio de 2024, foi celebrado o contrato n. 181 entre o município de Campo Grande e a empresa Andrade Construções Ltda. para a prestação de serviços continuados de manutenção das pontes de madeira na cidade. O valor total do contrato é de R$ 3.547.489,82, com vigência de 12 meses a partir da assinatura. A empresa será responsável pela mão de obra e pela matéria-prima utilizada nas reformas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias