Supermercados abrem as portas no feriado mesmo sem decisão judicial
Apesar do impasse e ainda sem decisão judicial, os supermercados abriram as portas nesta sexta-feira (dia 21), feriado de Tiradentes, em Campo Grande.
“Vamos cumprir a convenção anterior. Temos a tradição de abrir e em respeito ao nosso consumidor, que não teve tempo de ser avisado”, afirma o presidente Sindisuper-CG (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios), Adeilton do Prado. O sindicato patronal entrou com ação na Justiça do Trabalho.
Ontem, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande divulgou que sem o acerto da convenção coletiva, os supermercados não poderiam abrir em feriados.
O piso salarial é de R$ 990 e a categoria exige a reposição da inflação de 2016, num total de 4,45% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e mais 1% de ganho real.
Para trabalharem nos feriados, funcionários tinham direito ao pagamento de bonificação correspondente a 7% do piso em vale-compras e mais uma folga.
O sindicato patronal ofereceu 2% de reajustes e as rodadas de negociação foram encerradas. O Campo Grande News não conseguiu contato com o sindicato dos trabalhadores.