ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Tombamento de Canteiro Central da Av. Afonso Pena será homologado

Leonardo Rocha | 08/06/2013 09:14
Bernal vai homologar tombamento da principal avenida de Campo Grande (Foto: Arquivo)
Bernal vai homologar tombamento da principal avenida de Campo Grande (Foto: Arquivo)

O prefeito Alcides Bernal (PP) afirmou hoje à tarde que irá homologar o “tombamento” do canteiro central e das árvores da Avenida Afonso Pena, pois, segundo o prefeito, esta é uma proposta que ele defende desde a época em que era vereador de Campo Grande. “Afonso Pena sempre foi nosso cartão postal, por isso apoio a idéia”, destacou ele.

O Conselho Municipal da Cultura aprovou por unanimidade esta proposta há dois dias, depois de receber para análise o projeto da Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e da Fundac (Fundação Municipal de Cultura). “Nós votamos e aprovamos este tombamento que é legítimo para cidade”, destacou Ângelo Arruda, presidente do conselho.

Ângelo ressaltou que desde 2009 o MPE (Ministério Público Estadual) entrou com uma ação pedindo o tombamento, após entrar em discussão a possível implantação de corredores de ônibus na Avenida, que previam redução do canteiro. “Na época a discussão foi acirrada e por isso o MPE resolveu tomar esta atitude”, explicou.

Em ação paralela, a Fundac também resolveu abrir um processo sobre o local, o que neste momento já não permitia qualquer alteração ou modificação da área. “Depois disto nada poderia ser feito, apesar de que na realidade a história foi outra”, explicou. Arruda menciona o fato da prefeitura de Campo Grande ter implementado uma “ciclovia” no local, o que segundo a Fundac e MPE não eram permitidos. “A justiça deu parecer favorável ao Executivo e as obras continuaram”, lembra ele.

Impedimento – Ângelo ressalta que após o projeto ser homologado pelo prefeito, e publicado em diário oficial, a questão da ciclovia deve ser discutido junto à população e a possível implantação de corredores de ônibus, fica inviável. “Não poderá ser feito, o executivo terá que destinar estas obras para outro local”.

A prefeitura de Campo Grande irá receber do governo federal, R$ 180 milhões advindos do PAC da Mobilidade. Este “montante” seria utilizado para a implantação de novos terminais de ônibus, viadutos e corredores de ônibus. Um dos locais escolhidos era a Avenida Afonso Pena, utilizando parte dos canteiros, com este processo finalizado, o projeto inicial deverá ser modificado.

Nos siga no Google Notícias