ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUARTA  14    CAMPO GRANDE 26º

Enquetes

Enquete: 42% não têm interesse em curso técnico mesmo com ampliação de oferta

Vinte e quatro por cento disseram que "sim" e outros 34% só fariam se a formação fosse gratuita

Por Geniffer Valeriano | 14/01/2026 07:43
Enquete: 42% não têm interesse em curso técnico mesmo com ampliação de oferta
Jovem preenchendo um currículo (Foto: Juliano Almeida/Arquivo)

Maioria dos participantes da enquete do Campo Grande News, realizada nesta terça-feira (13), afirmaram não ter interesse em cursar uma formação técnica, mesmo após a ampliação da oferta. Outros 24% disseram que pretendem fazer um curso técnico em 2026.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Pesquisa realizada pelo Campo Grande News revela baixo interesse da população em cursos técnicos, mesmo com a recente ampliação da oferta. Dos entrevistados, 24% planejam iniciar uma formação técnica em 2026, enquanto 34% só participariam se houvesse gratuidade. O Conselho Estadual de Educação autorizou 44 novos cursos técnicos privados, complementando a oferta já existente em 320 escolas estaduais. A expansão acontece em momento de diversificação da economia local e crescente demanda por profissionais qualificados em áreas como agricultura, logística e tecnologia.

No último trimestre de 2025, o Conselho Estadual de Educação autorizou a abertura de 44 novos cursos técnicos da rede privada. Essas novas formações se somam às já oferecidas em mais de 320 escolas estaduais.

As opções abrangem áreas diversas, que vão da agricultura e logística à comunicação trilíngue e tecnologia. Ainda assim, 34% dos participantes da enquete afirmaram que só fariam um curso técnico se ele fosse gratuito.

A ampliação da oferta ocorre em um momento em que a economia estadual passa a incorporar novos setores, ampliando a demanda por mão de obra qualificada. Nesse cenário, os cursos técnicos atendem à necessidade imediata por profissionais com competências específicas, perfil cada vez mais buscado pelo mercado.

Enquete: 42% não têm interesse em curso técnico mesmo com ampliação de oferta


Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.