Enquete: 42% não têm interesse em curso técnico mesmo com ampliação de oferta
Vinte e quatro por cento disseram que "sim" e outros 34% só fariam se a formação fosse gratuita
Maioria dos participantes da enquete do Campo Grande News, realizada nesta terça-feira (13), afirmaram não ter interesse em cursar uma formação técnica, mesmo após a ampliação da oferta. Outros 24% disseram que pretendem fazer um curso técnico em 2026.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Pesquisa realizada pelo Campo Grande News revela baixo interesse da população em cursos técnicos, mesmo com a recente ampliação da oferta. Dos entrevistados, 24% planejam iniciar uma formação técnica em 2026, enquanto 34% só participariam se houvesse gratuidade. O Conselho Estadual de Educação autorizou 44 novos cursos técnicos privados, complementando a oferta já existente em 320 escolas estaduais. A expansão acontece em momento de diversificação da economia local e crescente demanda por profissionais qualificados em áreas como agricultura, logística e tecnologia.
No último trimestre de 2025, o Conselho Estadual de Educação autorizou a abertura de 44 novos cursos técnicos da rede privada. Essas novas formações se somam às já oferecidas em mais de 320 escolas estaduais.
- Leia Também
- Desempenho escolar dos filhos melhorou após proibição de celular, dizem 74%
- Enquete: 57% dizem possuir selo de 'Bom Condutor' na CNH
As opções abrangem áreas diversas, que vão da agricultura e logística à comunicação trilíngue e tecnologia. Ainda assim, 34% dos participantes da enquete afirmaram que só fariam um curso técnico se ele fosse gratuito.
A ampliação da oferta ocorre em um momento em que a economia estadual passa a incorporar novos setores, ampliando a demanda por mão de obra qualificada. Nesse cenário, os cursos técnicos atendem à necessidade imediata por profissionais com competências específicas, perfil cada vez mais buscado pelo mercado.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



