Vacinação contra H1N1 é só dia de semana e em unidades básicas
A vacinação contra H1N1 está disponível até dia 20 de maio somente nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família). As unidades funcionam apenas durante a semana, em horário comercial. Hoje, por exemplo, várias pessoas procuraram a UPA (Unidade Pronto Atendimento) Leblon, mas deram com a cara na porta.
A vacina na rede pública é oferecida para pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de até 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e mulheres até 45 dias após o parto.
Além de trabalhadores de saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Higiene - Além da vacinação, a população deve adotar ações de higiene, como lavar sempre as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.
Mortes - Conforme a SES (Secretária Estadual de Saúde), chega a nove o número de mortes causadas pelo vírus Influenza (gripe), em Mato Grosso Sul, sendo quatro registradas em uma semana.