ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 22º

Empregos

Agências de empregos abrem com últimas oportunidades do ano, mas procura é baixa

Serviços relacionados aos direitos trabalhistas foram a maioria das solicitações nos últimos dias

Por Kamila Alcântara e Gabi Cenciarelli | 30/12/2024 09:09
Painel de vagas para pessoas sem experiência, disponível na Funsat (Foto: Marcos Maluf)
Painel de vagas para pessoas sem experiência, disponível na Funsat (Foto: Marcos Maluf)

A procura por oportunidades de trabalho foi maior em 2024 e, no último dia para tentar uma vaga, o movimento está baixo nas agências de emprego de Campo Grande. Os atendimentos seguem normalmente nesta segunda-feira (30), mas fecham na terça e quarta-feira, retornando só no dia 2.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A busca por oportunidades de trabalho em Campo Grande aumentou em 2024, embora o movimento nas agências de emprego tenha sido baixo no último dia de busca. A Funtrab reportou mais de 46 mil vagas e 118 mil encaminhamentos para entrevistas, destacando-se entre os estados com menor taxa de desocupação. Apesar da baixa procura, a Funsat possui mais de 2 mil vagas, com 70% destinadas a pessoas sem experiência, e os diretores das fundações afirmam que há oportunidades para todos que buscam emprego, prevendo um crescimento ainda maior para 2025.

Na Funtrab (Fundação do Trabalho) de Mato Grosso do Sul, que fica na Rua Treze de Maio, os registros de atendimentos até novembro são positivos, deixando o Estado entre os quatro com menor taxa de desocupação do país, conforme levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Segundo Luiz Eduardo Rocha, diretor da Fundação, foram mais de 46 mil vagas ofertadas e 118 mil encaminhamentos para entrevistas.

“Semana passada, a média de atendimentos foi de 80 pessoas por dia. Nós não fechamos até em razão do serviço que a gente está no escopo do nosso trabalho que é o atendimento do seguro desemprego. Então assim alguns trabalhadores que às vezes vão começar um ano em uma outra atividade ou que de fato foram demitidos unilateralmente pelo empregador eles vão nos procurar por conta do nosso escopo de serviços. Aqui, tiramos dúvidas sobre seguro desemprego e outras questões de interesse do trabalhador”, detalhou Luiz.

Matheus Vinícius, de 28 anos, foi em busca de um emprego na Funtrab (Foto: Marcos Maluf)
Matheus Vinícius, de 28 anos, foi em busca de um emprego na Funtrab (Foto: Marcos Maluf)

Matheus Vinícius, de 28 anos, foi até a Funtrab mesmo tendo a impressão que as empresas já estão com suas equipes fechadas, ele está em busca de uma oportunidade antes de virar o ano. “Saí do emprego recentemente, há cinco dias, e não tem como ficar parado. Quero uma chance na área de logística, mas atuei até em serviços gerais”, compartilhou.

Já a Débora da Silva, de 32 anos, tem experiência de operadora de caixa e tentava pelo terceiro dia uma das vagas disponíveis na Funtrab. “Fiquei dois anos em um mercado e agora quero tentar algo em alguma fábrica, mas se tiver outras coisas eu estou pegando, o importante é variar o tipo de emprego”, acredita.

Pela Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande), localizada na Rua 14 de Julho, a procura está ainda mais baixa nesta segunda-feira, mas o diretor-presidente João Henrique Bezerra também defendeu os bons resultados do ano. Por lá, são mais de 2 mil vagas em aberto em todas as áreas, onde 70% estão voltadas para pessoas sem experiência.

Cadeiras vazias dentro da Funtrab (Foto: Marcos Maluf)
Cadeiras vazias dentro da Funtrab (Foto: Marcos Maluf)

“Tem emprego para todo mundo, é só vir procurar, ter vontade e disponibilidade de trabalhar, que emprego nós temos na Capital. Nós tivemos um 20% de crescimento em comparação ao ano de 2023 e a tendência é que 2025 seja maior ainda”, garante João.

Aos 22 anos, João Vítor Brandão atuava na entrega de bebidas informal, mas agora quer mudar de ramo e foi procurar essa oportunidade na Funsat. “Vim hoje aqui com o objetivo de começar o ano com um emprego registrado, com os meus direitos e segurança. Se Deus quiser, vou entrar em 2025 trabalhando”, acredita o jovem.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias